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Júlia Martins

Júlia Martins
[Circa 1890] Rio de Janeiro, RJ
[Circa 1960] Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Atuando em teatro de revistas, foi contratada pela Victor Record em 1912, estreando em discos cantando em dueto com o intérprete João Barros, as músicas "Brasileiro pancrácio", "Os paraguas", e "Pst, pst", de autores desconhecidos, e "A aliança", de Eustórgio Vanderley, além da marcha "A despedida", de autor desconhecido, a modinha "Ali...a preta", de autor desconhecido, e o tango "A Capital Federal", de Nicolino Milano. Em 1913, foi contratada pela Odeon. Em janeiro desse ano cantou em dueto com Eduardo das Neves "A cocote e o marchante", do próprio Eduardo das Neves. Em seguida, gravou a canção "Caraboo", sucesso no carnaval do ano anterior, composição do norte americano Sam Marshal e que teve consagrada versão de M. Albuquerque. No mesmo ano, gravou o lundu "A flor da pitangueira", de autor desconhecido, com o qual fazia sucesso na época na revista "República do amor". Também em 1913, gravou em dueto com já consagrado cantor Bahiano, os duetos "A vassourinha", de Felipe Duarte e Luiz Filgueira, e "O engraxate", de B. Esfolado, "O retrato e a flor", e "A cigana e o cfeiticeiro", de autores desconhecidos, além de "Cidade Nova e Saco do Alferes", "Ai que gostos", e "O vagabundo e a mulata", de autoria de Bahiano, além de "A viola está magoada", que contou com acompanhamento do Grupo da Casa Edison eque aparece no selo com a denominação de "samba", quatro anos antes portanto da gravação de "Pelo telefone" historicamente consagrado como o primeiro samba gravado. Ainda desse ano, é sua gravação da cançoneta "A mulatinha", de Chiquinha Gonzaga e Patrocínio Filho. Ainda nesse ano, gravou com Eduardo das Neves o batuque sertanejo "Cabocla de Caxangá", de Catulo da Paixão Cearense, que caracterizou pela primeira vez uma composição designada como de cunho regional. Ainda em 1913, atuou na revista "Chegou o

Neves", juntamente com Ciniro Polônio, Brandão Velho, e Mercedes Vila. Foi nessa revista, que Pixinguinha, então com apenas 16 anos fez sua estréia nos palcos. Por volta de 1914, gravou em dueto com o tenor Tomaz de Souza "A vassourinha", de Felipe Duarte e Luiz Filgueira. Além de sua atuação no teatro de revistas, gravou um total de vinte discos pela Odeon, Victor Record e Phoenix.

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