Busca:

Jovelina Pérola Negra

Jovelina Faria Belfort
21/7/1944 Rio de Janeiro, RJ
2/11/1998 Rio de Janeiro, RJ

Biografia

Cantora. Compositora.
Nasceu no distrito de Miguel Couto, no município de Belford Roxo, limítrofe com o município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Morou no bairro da Pechincha e em Pavuna, ambos subúrbios do Rio de Janeiro.
Trabalhou como empregada doméstica, lavadeira e vendedora de lingüiça.
Integrou a Ala das Baianas do Império Serrano.
Faleceu vítima de um enfarte.
Sua filha Cassiana seguiu a carreira de cantora, sendo considerada uma das revelações do samba carioca em 2005, na ocasião do lançamento do disco "Raça Brasileira 20 anos - O verdadeiro pagode", disco do qual participou.
A neta, Kamilla, filha de Cassiana, também começou carreira artística como cantora em 2007.
Em 23 de janeiro de 2012 foi inaugurada pelo prefeito Eduardo Paes, a Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Praça Ênio, no centro de Pavuna. Com mais de 1600 metros quadrado e três andares, o espaço cultural contém em suas instalações oficinas educativas e colônia de férias para crianças carentes, além de salas para exibição de cinema, teatro e shows.
Das muitas estórias sobre Jovelina Pérola Negra, principalmente dos seus palavrões e de seu bom humor, uma delas é muito famosa nas rodas de samba do Rio de Janeiro. A cantora estava fazendo uma temporada de shows no Teatro João Caetano e pediu um adiantamento. Quando lhe falaram que o valor seria posto no seu borderô ela respondeu: "Ninguém põe no meu borderô! Nem meu marido! Tá pensando que é assim?".

Mais visitados
da semana

1 José Camillo
2 Caetano Veloso
3 Moreno Veloso
4 Rodrigo Vellozo
5 Mayck e Lyan
6 Sivuca
7 Clara Nunes
8 Tiee
9 Jorge Portugal
10 Noel Rosa