Busca:

José Miguel Wisnik

José Miguel Soares Wisnik
27/10/1948 São Vicente, SP

Biografia

Compositor. Cantor. Pianista. Ensaísta. Professor de Literatura Brasileira da USP.

Estudou piano clássico no Conservatório de São Vicente, aperfeiçoando-se em concertos com o Maestro Souza Lima. Em 1966, apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica de São Paulo, executando o "Concerto nº 2", de Camille Saint-Saens. No ano seguinte, ingressou no curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP) e começou a compor.

A partir de 1973, passou a lecionar Literatura Brasileira, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

No ano seguinte, obteve o mestrado na área de Teoria Literária, pela USP, apresentando a dissertação "A música em torno da Semana de Arte Moderna".

De 1976 a 1980, atuou como docente de Teoria Literária, no Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP.

Em 1980, obteve o doutorado na área de Teoria Literária, também pela Universidade de São Paulo, defendendo a tese "Dança dramática - poesia/música brasileira".

Publicou vários trabalhos sobre música e literatura: "O coro dos contrários: a música em torno da semana de 22" (1977, Duas cidades/SP), contemplado com o Prêmio Jabuti, conferido pela Câmara Brasileira do Livro, na categoria Revelação de Autor; "Anos 70/Música popular", em colaboração com Ana Maria Bahiana e Margarida Autran (1978); "O som e o sentido: uma outra história das músicas" (1989, Companhia das Letras/ SP), entre outros.

É autor de inúmeros ensaios, como "Algumas questões de música e política no Brasil", em "Cultura brasileira - temas e situações", organizado por Alfredo Bosi, (1987, Ática, SP); "Letras, músicas e acordes cifrados", em "Songbook Caetano Veloso" (1993, Lumiar, RJ); "O dom da ilusão", em "Gilberto Gil - todas as letras", organizado por Carlos Rennó, (1996, Companhia das Letras, SP); "Música/Brasil", em "Brasil em foco", CD- Rom (Ministério das Relações Exteriores/Editora Terceiro Nome/Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP); e "O artista e o tempo", em "Songbook Chico Buarque", vol. 2, (1999, Lumiar, RJ), entre outros. Em 2011, fez aula-show, ao lado da cantora Eveline Hecker, na Casa do Saber (RJ). Em 2018, lançou em São Paulo o livro Maquinação do Mundo, pela Companhia das Letras. A obra percorreu os textos de Drummond sobre a história da mineração. Em evento gratuito, após a apresentação do livro, o autor autografou a obra.

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Hermeto Pascoal
3 Dorival Caymmi
4 Tom Jobim
5 Irmãs Galvão
6 Nelson Cavaquinho
7 Festivais de Música Popular
8 Luiz Gonzaga
9 Roberto Carlos
10 Chitãozinho e Xororó