Busca:

José Barreto

José Barreto Sobrinho
10/5/1927 Água Branca de Pinhacó, PR

Dados Artísticos

De 1948 a 1950, tocou muito chorinho e frevo nas ruas do Recife e na Rádio do Jornal do Comércio. Por fim, decidiu ir para o Rio de Janeiro atrás do amigo, professor e maestro Moacir Santos, saxofonista da Rádio Nacional. Chegou ao Rio de Janeiro em 1950. Nesta época, como a música americana, o jazz, o bolero e as Big Bands estavam na moda, as rádios e gravadoras possuíam orquestras. O sucesso chegou rápido, conseguiu emprego nos principais dancings da cidade, como o Eldorado Dancing, Taxi Dança, o Café Nice e a Galeria Cruzeiro. Integrou o "Trem da Alegria" de Lamartine Babo e Iara Cortes e o elenco da Rádio Mundial e participou da inauguração da Tv Tupi em 1950. Nessa época, tocou com amigos como os músicos Oswaldo Borba, Valdir Calmon, Paulo Moura, José Moura, Laerte Rezende, Geraldo Medeiros, Luís Mendes, José Brito, José Amorim, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, Francisco Alves e Severino Araújo, com quem trabalhou por mais de 30 anos.

Em 1960, então contratado da gravadora CBS, foi apresentado por Jair de Taumaturgo e Carlos Imperial a um jovem de 17 anos de nome Roberto Carlos.

Em 1970, fez seu primeiro show no Canecão com Roberto Carlos, acompanhado por grande orquestra. Esta foi a primeira de muitas temporadas com o cantor e o início de nova fase na carreira do artista.

Além de Roberto Carlos, tocou com os Fevers, Elizeth Cardoso, Samy Davis Junior, Lena Horney.

Em 1982, foi à Alemanha, acompanhando Sivuca, Clara Nunes e Elba Ramalho.

Em 1985, viajou com Simone para Buenos Aires, onde já tinha estado em 1961 com a orquestra de Ary Barroso.

Integrando a banda de Roberto Carlos, excursionou por todo o mundo, apresentando-se nos Estados Unidos, México, Canadá, Portugal, Espanha, França.

Em 2000, segue sua carreira artística, apresentando-se em diversas cidades brasileiras.

Mais visitados
da semana

1 José Camillo
2 Caetano Veloso
3 Moreno Veloso
4 Rodrigo Vellozo
5 Mayck e Lyan
6 Sivuca
7 Clara Nunes
8 Tiee
9 Jorge Portugal
10 Noel Rosa