Busca:

Jorge Macarrão

Jorge de Almeida
29/11/1945 Rio de Janeiro, RJ
17/7/2003 Duque de Caxias, RJ

Dados Artísticos

Foi bi-campeão de samba-enredo no Bloco do China, em Duque de Caxias, cidade do Estado do Rio de Janeiro e no ano de 1986 tornando-se puxador oficial da escola, quando do desfile na Marquês de Sapucaí, com o enredo "Cercado pelos 7", samba-enredo de sua autoria. No ano seguinte foi o vencedor do "Festival de Compositores de Duque de Caxias".

No ano de 1988, lançou, em parceria com Beto Cavaco, o LP "Um novo canto", no qual constaram parcerias de ambos. Ainda com Beto Cavaco compôs diversas músicas também gravadas pelo grupo Os Sambeiros, por Luiz Carlos da Vila, no CD "Festa do samba".

No início dos anos 90 liderou, junto com outros sambistas (Arthur Santos, Pipiu do Lafaiete, André Vianna, Bira da Vila, César Cuíca, entre outros) o "Movimento Roda de Samba", que percorreu bares da cidade de Duque de Caxias, resgatando importantes compositores caxienses como Otávio Lobo e Hélio Cabral.

Ao lado do flautista João Bosco, Beto Cavaco, César Cuíca , Luizinho Brieba, Gilsinho e do cavaquinista André Vianna passou a integrar, na década de 1990, o Grupo Nosso Canto, grupo de samba e choro da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Em 1996 sua composição "Mordomia com Teresa", parceria com Jair Lobo e Beto Cavaco, foi interpretada pelo Grupo Novo Canto, ganhando o primeiro lugar no "Festival 20 anos do Projeto Seis e Meia", no Teatro João Caetano, sendo gravada no CD homômino do festival, grupo do qual fazia parte.

Em 1997 Luiz Carlos da Vila gravou "Me lembro bem" (Jorge Macarrão, Beto Cavaco e Ica) no CD "Festa do samba".

Em 1998 integrando o Grupo Nosso Canto (o grupo havia alterado o nome), lançou o CD "Grupo Nosso Canto", no qual foram incluídas diversas composições de sua autoria, entre elas "Mordomia com Tereza" (c/ Jair Lobo e Beto Cavaco); "Arte de compor" (c/ Beto Cavaco e Ica); "Milagre do amor" (c/ Romildo Bombeiro e Beto Cavaco); "Porta bandeira" (c/ Beto Cavaco e Ica); "Iaiá mandou" (c/ Beto Cavaco e Ica); "Me lembro bem" (c/ Beto Cavaco e Ica) e "Legal de gandaia" (c/ Bira da Vila e Fidélis). Por essa época, o grupo apresentou-se em diversos espaços culturais e casas de shows na cidade do Rio de Janeiro, entre elas Sala Funarte Sidney Miller, Emporium 100, Arco da Velha, Espaço Cultural do BNDES, Estrela da Lapa e Museu da Imagem e do Som.

Em 2001 regravou "Mordomia com Tereza" no disco "Quintal do Pagodinho", produzido por Rildo Hora. Neste CD, idealizado por Zeca Pagodinho, foram reunidos vários compositores preferidos de Zeca Pagodinho, entre eles Wilson das Neves, Efson, Zé Roberto, Barbeirinho do Jacarezinho, Luiz Grande, Dunga, Carlos Roberto, Maurição, Luizinho Toblow, Leandro Dimenor, Rixxah, Alamir e Octacílio da Mangueira.

No ano de 2006, o Grupo Nosso Canto, grupo de samba e choro da cidade de Duque de Caxias, umas das 13 cidades da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, lançou o CD "O samba é a nosso paixão", disco no qual foram incluídas de sua autoria as composições "Nem sempre" (c/ Jair Lobo) e "Casa aberta", em parceria com Jair Lobo e Beto Cavaco.

Mais visitados
da semana

1 Nelson Cavaquinho
2 Noel Rosa
3 Caetano Veloso
4 Hermeto Pascoal
5 Chico Buarque
6 Jota Raposo
7 Chitãozinho e Xororó
8 Adoniran Barbosa
9 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
10 Milton Nascimento