Busca:

Jorge Alabê

Jorge Bezerra
18/7/1953 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

No ano de 1974 começou a tocar profissionalmente na casa de shows Roda Viva, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. A partir dessa época passou a se apresentar em diversas casas de shows do Rio de Janeiro como Solaris, Plataforma, Sambão e Sinhá, Erótica, Barbarella, entre outras.
Participou da gravação dos LPs “Missa dos quilombos” de Milton Nascimento, lançado em 1974, e “Canta canta, minha gente” de Martinho da Vila, lançado em 1982.
Na década de 1970 morou por dois anos em Belo Horizonte e, por três anos em São Paulo, fazendo shows e dirigindo baterias de escolas de samba.
Nos anos de 1980 a 1995 foi diretor de bateria do grupo Oba Oba, do empresário italiano Franco Fontana, com o qual viajou em turnê pela Europa, Ásia, América do Sul e Estados Unidos, onde se apresentou por três vezes no Marquis Theater, na Broadway.
A partir de 1993 realizou workshops de samba e candomblé em escolas e universidades dos Estados Unidos.
Com o grupo Casa Samba, participou do New Orleans Jazz Festival e da parada Mardi Gras.
Participou como cantor, ao lado do cubano Bobi Céspedes, da gravação do CD “Bata Ketu: A musical interplay of Cuba and Brazil”, produzido pelos americanos Michael Spiro e Mark Lamson, e lançado nos Estados Unidos no ano de 1995.
Nos anos de 1995 a 1999 deu aulas sobre a cultura afro-brasileira no auditório do acampamento de verão para jovens New Orleans Recreation Department’s Teen Camp.
A partir de 1997 foi diretor de bateria no projeto California Brazil Camp, em São Francisco, nos Estados Unidos.
Em 2001 produziu o CD “Music of the Orixas”, lançado nos Estados Unidos.
Em 2005, tornou-se diretor de bateria do Grupo Samba Rio, da cidade de Oakland, nos Estados Unidos.
Em 2008 participou, como percussionista convidado, da gravação do CD “Viajando: Choro e Jazz”, do grupo americano de samba e choro Falso Baiano, que acompanhou durante a turnê do disco. A partir desse ano, apresentou-se anualmente no “Yerba Buena Garden Festival”, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Mais visitados
da semana

1 Kátia Di Tróia
2 Gonzaguinha
3 Paulo Soledade
4 Noel Rosa
5 Irmãs Galvão
6 Caetano Veloso
7 Creone e Barrerito
8 Psirico
9 Tiee
10 José Camillo