Busca:

João Pinheiro

João Pinheiro de Oliveira Filho
8/7/1966 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira artística em 1991, substituindo a cantora Leila Pinheiro no projeto "Sextas musicais" da Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso, apresentando canções próprias e de outros compositores. Em seguida, realizou shows de abertura para Pepeu Gomes e Ithamara Koorax,e começou a atuar no circuito universitário e em outros espaços cariocas, como Jazzmania, Rio Jazz Club, Mistura Fina, Teatro Gonzaguinha e Hipódromo Up (RJ).

Em 1998, participou do projeto "Humaitá pra peixe", realizado no Espaço Cultural Sérgio Pôrto (RJ). Ainda nesse ano, abriu a série de programas "Novos talentos", para a Rádio MEC/RJ.

Em 1999, gravou o CD "Brasilidad", com 10 músicas de sua autoria e quatro de outros compositores. Apresentou-se em show de lançamento do disco no Teatro Rival (RJ), tendo como madrinha musical a cantora Beth Carvalho. O espetáculo contou ainda com a participação da poetisa Elisa Lucinda, do amolador de facas Seu José, da clarinetista e cantora Ju Cassou e do tecladista Kiko Furtado. Em seguida, participou do projeto "Novo canto", realizado no Terraço Rio Sul, ao lado de Jards Macalé. Ainda em 1999, atuou no projeto "Canto aberto", realizado no Merci Piano Bar (RJ), apresentando a cantora Juliana Impaléa. Lançou a home page "Brasilidad", selecionada para concorrer ao prêmio Ibest da internet.

Em 2000, apresentou-se pelo projeto "Terça demo" no Museu do Telephone, tendo como convidadas especiais a cantora e clarinetista Ju Cassou e a atriz Dill Costa. Nesse ano, participou do programa "Ao vivo entre amigos", transmitido pela Rádio MEC/RJ. Também em 2000, apresentou-se no projeto "Bonde musical", realizado no Centro Cultural Light (RJ) e realizou participação especial em shows de Ju Cassou (Museu do Telephone), Jack Motta (Ballroom), Sylvio de Oliveira (Boate W e Espaço Cultural Caravelas), Kiko Furtado (Mistura Up e Café do Teatro Shopping da Gávea) e Daniel Gonzaga (show em homenagem aos 50 anos de Gonzaguinha, realizado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro).

Participou de discos de Ju Cassou, Sylvio de Oliveira e Kiko Furtado.

Assinou a direção de shows de Ju Cassou (Museu do Telephone), Renata Mansour (Café do Teatro Shopping da Gávea), Kiko Furtado (Mistura Up e Café do Teatro) e Jack Motta (Ballroom), no Rio de Janeiro.

Em 2002, viajou pra Paris, lançando o CD "Brasilidad" no mercado europeu. O disco obteve destaque no evento em homenagem à Cultural Latino-Americana, que teve lugar nas Galeries Lafayettes. Após intensa divulgação nas rádios, recebeu o aval do programador Patrick, da Rádio Alfa, para enviar e fazer comentários de outros CDs independentes de artistas brasileiros na Alfa.

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Caetano Veloso
3 Tom Jobim
4 Hermeto Pascoal
5 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
6 Cartola
7 Música Sertaneja
8 Toca do Coelho
9 Tim Bernardes
10 Nelson Cavaquinho