Busca:

João Ormond

João Ormond
Mato Grosso

Dados Artísticos

Iniciou carreira no início da década de 1980, tocando na noite de Cuiabá, durante mais de 10 anos e participando de diversos movimentos musicais da região de Mato Grosso. Cantor violeiro, compositor e historiador João Ormond vem divulgando pelo Brasil à fora suas composições. Durante sua trajetória no universo musical, tem se apresentado em diversas cidades brasileiras, especialmente São Paulo, Belo Horizonte e Brasília (DF), levando sua arte que mistura música cabocla, com música popular brasileira, fazendo valer o som da viola caipira e mostrando toadas, guarânias e o chamamés, sempre atraindo admirações de artistas das diversas vertentes de nossa música, como Lecy Brandão que participou do CD do cantor "Reduto de violeiros" gravando a faixa "Lá no Sertão".

Seu primeiro disco, chamou-se "Rio abaixo", onde tocou viola em modas, toadas e canções. Seu segundo CD, "Capins e riachos", mostrou o lado sertanejo do Mato Grosso, em particular e do Centro-Oeste, em geral. Destacam-se no CD, as composições "Tropeiro" e "Naturais", ambos de sua autoria.

Sua agenda é pontilhada de shows e experiências diversas, incluindo participação especial como violeiro e compositor junto ao parceiro Teco Seade no 3º Prêmio Visa MPB, em 2000, shows no Sesc Piracicaba, Festival IBM, em 2001, com a música "O Violeiro e a Viola", apresentações no Memorial da América Latina, em SP, Encontros de Violeiros, espetáculo Sotaques do Brasil, Arte na Biblioteca e Arte nas Ruas, em São Paulo, além de participação no Prêmio Visa, em 2001, com o CD Reduto dos Violeiros.

Em 2004, lançou o CD "Viola encantada", com participação especial do violeiro Pena Branca que o acompanhou no show de lançamento do CD, realizado no palco do Sesc Arsenal, em Cuiabá e também do violeiro Fernando Deghi. "Viola Encantada" é composto por nove faixas inéditas e uma regravação que mostra um pouco da cultura do Vale do Araguaia. As músicas na sua maioria permeiam da regionalidade pantaneira, além de outros ritmos brasileiros, como pagode de viola, toada, xote, chamamé e canções românticas além das baladas.

Além do show de lançamento em Cuiabá, realizou turnê em cidades do Mato Grosso, como Rondonópolis e Sorriso.

Mais visitados
da semana

1 Dorival Caymmi
2 Festivais de Música Popular
3 Chico Buarque
4 Caetano Veloso
5 Luiz Gonzaga
6 Raul Seixas
7 Assis Valente
8 Música Sertaneja
9 Lupicínio Rodrigues
10 Nelson Cavaquinho