Busca:

João Hermeto

João Souza Hermeto
2/1/1976 Belo Horizonte, BH

Dados Artísticos

Começou a trabalhar profissionalmente com música, aos 23 anos de idade.
Em meados da década de 1990 fundou, ao lado doa músicos Alexandre Bittencourt, Fernando Duarte, João Callado e Roberto Santa Marta, o grupo de choro Abraçando Jacaré, com o qual gravou o CD independente “Um abraço no jacaré”, lançado em 2002.
No ano de 2000, quando saiu da casa dos pais para morar sozinho, montou seu primeiro “home estúdio”, iniciando suas primeiras experiências com a mistura da música eletrônica com elementos característicos da música popular brasileira.
Integrou a Orquestra Republicana, desde sua formação em 2005, com a qual lançou o CD “Orquestra Republicana, ao vivo na Lapa” (2010), gravado no Clube dos Democráticos, no Rio de Janeiro, onde a Orquestra se apresentava nas noites de sábado.
Em 2011 lançou o CD “Lá onde eu moro”, onde buscou reunir as diferentes expressões musicais regionais do Brasil, principalmente o elemento percussivo, e recursos eletrônicos com o sampler MPC. O disco, que incluiu músicas inéditas de sua autoria e de compositores como Chico Buarque (“A volta do malandro”), Candeia (“Sindorerê”) e Paulo César Pinheiro (“Ara-Ketu”), foi sendo trabalhado desde 2008, quando convidou o cantor Lucio Sanfilippo e o pianista Ivo Senra para participarem das gravações. Também participaram do disco os músicos do Rio Maracatu, Nicolas Krassik, o cantor Marcos Sacramento, Carlos Malta e Marcos Suzano, diretor musical do disco. Antes mesmo de ser gravado, o projeto “Lá onde eu moro” foi apresentado em shows realizados no Clube dos Democráticos e na Cinemateque, no Rio de Janeiro.
Em 2012 seu disco “Lá onde eu moro” (2010) conquistou o prêmio de “Melhor Álbum Eletrônico” na 23ª edição do “Prêmio da Música Brasileira”, realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Como instrumentista, acompanhou artistas como Yamandú Costa, Wilson das Neves, Wilson Moreira, Délcio Carvalho, Áurea Martins, Paulinho da Viola, Xangô da Mangueira, Robeta Sá, Zé Paulo Becker, Rita Ribeiro, Zé da Velha, Hamilton de Holanda, Carlos Malta, Nicolas Krassik, entre outros.
Integrou os grupos que acompanhavam artistas como Elza Soares, Marcos Sacramento, Gal Costa, Teresa Cristina, entre outros.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Festivais de Música Popular
3 Chico Buarque
4 Caetano Veloso
5 Música Sertaneja
6 Dorival Caymmi
7 Hermeto Pascoal
8 Música Junina
9 Noel Rosa
10 Gonzaguinha