Busca:

João Felício dos Santos

João Felício dos Santos
14/3/1911 Mendes, RJ
13/6/1989 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Como ator trabalhou em dois filmes de Cacá Diegues: "Ganga Zumba - Rei dos Palmares", do ano de 1963, baseado em seu romance homônimo, filme que teve o maestro Moacir Santos como autor da trilha sonora, para a qual compôs o clássico "Nanã", letrado pelo cantor e letrista Mário Telles e interpretado na fita por Nara Leão. Outro destaque do filme é a participação do compositor Cartola, o que faz do filme um clássico em relação à música. Outro filme de Cacá Diegue no qual também participou como ator foi "Xica da Silva", do ano de 1974, no qual fez o papel de um reverendo, com trilha sonora composta por Jorge Ben (Benjor). Este talvez seja o único filme de época que gerou um romance-histórico, no caso "Xica da Silva", inspirado pelo filme e lançado em 1976.
Escreveu o roteiro e fez a pesquisa para a fita "Quilombo", de Cacá Diegues, lançada em 1984 e que teve Gilberto Gil como o autor da trilha sonora, destacando-se ainda o percussionista Reppolho como o principal músico nas gravações da trilha.
Como carnavalesco foi autor de várias sinopses de enredo para blocos carnavalescos e uma escola de samba do Rio de Janeiro, entre eles, "O negro na história do Brasil - Bloco Carnavalesco Canários de Laranjeiras, em 1970; "A Virgem Intocável - Bloco Carnavalesco Canários das Laranjeiras, do ano de 1975; "A Cidade Verde - Bloco Carnavalesco Canários das Laranjeiras, em 1978 e ainda o enredo "Adolã, Cidade Mistério", criado em parceria com José Félix Garcez Neto para a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense no ano de 1985.
Como letrista de música popular compôs o choro "Pranto", em pareceria com Gadé, logo depois gravado por Rosita Gonzáles; o samba-exaltação "O índio", com o mesmo parceiro, o músico Gadé, e ainda a toada "Dandara", esta última em parceria com o músico Manoel Brigadeiro.

Mais visitados
da semana

1 Paulinho da Viola
2 Dorival Caymmi
3 Festivais de Música Popular
4 Caetano Veloso
5 Beatriz Rabello
6 Tom Jobim
7 Noel Rosa
8 Vinicius de Moraes
9 Chico Buarque
10 Daniela Mercury