Busca:

Jefferson Gonçalves

Jefferson Gonçalves da Costa
21/2/1970 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Em 1992, fundou a banda Baseado em Blues, com a qual lançou os CDs “Baseado em Blues” (1996), “Madrugada Blues” (1999) e “Um acústico Baseado em Blues” (2000).

Em 1998, representou o Brasil na SPAH (Society for the Preservation and Advancement of the Harmônica), em Detroit, onde se apresentou ao lado do violonista e vocalista alemão Chris Jones, por ocasião do concerto oficial realizado em comemoração aos 35 anos da entidade.

De volta ao Brasil, formou o trio acústico Blues Etc..., com o qual lançou um CD em 2001, apontado pela critica especializada como o Melhor Disco de Blues do ano.

Desde 1999, vem excursionando com o gaitista Peter Madcat Ruth pelo Brasil.

Ao longo de sua trajetória, atuou, em shows e gravações, com vários artistas, como Belchior, Victor Biglione, Celso Blues Boy, Peter Madcat Ruth e Vanessa Barum, entre outros.

Em 2002, gravou o vídeo " aprenda Música.com.br", contendo aulas sobre técnicas de harmônica. Nesse mesmo ano, fez turnê pela Argentina, tocando ao lado da banda La Cosecha Blues.

Ministrou, em 2003, a primeira oficina de gaita da Fundação Casa Grande – Memorial do Homen Kariri, localizada na cidade de Nova Olinda. Nessa oportunidade, gravou uma vídeo-aula produzida pelas próprias crianças da Fundação. Ainda nesse ano, realizou sua segunda turnê pela Argentina, tocando em espaços The Cavern Club e Teatro San Martin, neste último para um público de cerca de 1200 pessoas.

Em 2004, lançou seu primeiro CD solo, “Gréia”, que contou com a participação de Airto Moreira, Peter Madcat Ruth, Jamie Wood, Johnny Rover, Norton Buffalo, Zé da Flauta, Tavares da Gaita e Carlos Malta, entre outros instrumentistas.

Fundou, em sociedade com o guitarrista Big Joe Manfra, o selo Blues Time Records.

Foi apontado como revelação da nova geração de instrumentistas, pelas publicações norte-americanas “American Harmonica Newsletter” (outubro/1996) e “Big City Blues Magazine” (janeiro/2000), e como um dos cinco melhores gaitistas do mundo, pelo jornal argentino “El Clarin”, além de ter sido eleito pelo site Mundo Ármonica como o Melhor Gaitista Internacional do mês de outubro de 2003.

Mais visitados
da semana

1 Tiee
2 Pixinguinha
3 Luiz Gonzaga
4 Eumir Deodato
5 Raul Seixas
6 Nelson Gonçalves
7 Garoto
8 Elza Soares
9 Dorival Caymmi
10 Caetano Veloso