Busca:

Jayme Marques


12/6/1936

Dados Artísticos

Em 1956, mudou-se para São Paulo, onde passou a atuar em shows e gravações ao lado de outros artistas.

No ano seguinte, passou a integrar o grupo do pianista argentino Robledo, ao lado do também argentino saxofonista Gatto Barbieri.

Viajou para Portugal com o conjunto e de lá seguiu, em 1960, para a Espanha com a Orquestra Orfeo Negro, atuando durante um ano em shows e também em gravações de discos e filmes.

Trabalhou com o grupo Los Validemossa, na ilha de Palma de Majorca, e assinou os arranjos e a direção musical do espetáculo de revista do clube Tagomago. Nessa época, formou a Balear Big Band. Participou, ao lado de Augusto Algueró, da direção do Musical Mallorca, finalizando essa etapa dirigindo a Big Band em um concerto “in memoriam” a Duke Ellington, celebrado no auditório da ilha.

De volta a Madri, onde fixou residência, tornou-se importante nome na divulgação da Bossa Nova e do Samba Jazz, atuando no club Wisky y Jazz. Convidado por José Maria Iñigo para participar do programa de TV “Directíssimo”, criou a big band Jayme Marques y sus amigos, com a qual participou do programa especial “Feliz Noche Buena”, ao lado de Frank Pourcel, juan Carlos Calderón e Pero Iturralde, entre outros.

Participou do Festival de Jazz de Barcelona de 1978, ao lado da cantora Nuria Feliú, entre outros artistas.

Foi premiado no Primeiro Festival de Jazz de Sitges, onde atuou ao lado de Ray Charles e Lionel Hampton.

Em 1994, integrou o júri do Festival da Canção Iberoamericana.

Ao longo de sua trajetória, atuou com vários artistas, como Jaques Brel, Maysa, Agostinho dos Santos, Lionel Hampton, Thad Jones, Josephine Baker, Maria Creuza, Tom Jones, Matt Monroe, Celia Cruz, Machito, Cachao, pat Metheney e Juan Manoel Serrat, entre outros. Levou a música brasileira a vários países, como França, Portugal, líbano, Grã Bretanha, Grécia, Itália, Suíça, Bélgica, Chile, Alemanha, Suécia, Finlândia, Angola, Moçambique e Japão, além da Espanha.

Além de sua atuação artística, ministra Master Classes em escolas de música como a ESMC (Escuela Superior de Musica Creativa de Madrid). É membro da Academia y las Ciencias de la Musica.

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 Dorival Caymmi
3 Hermeto Pascoal
4 Caetano Veloso
5 Música Sertaneja
6 Luiz Gonzaga
7 Tom Jobim
8 Nelson Gonçalves
9 Daniela Mercury
10 Noel Rosa