Busca:

Jaime Caetano Braum

Jaime Caetano Braum
30/1/1924 São Luiz Gonzaga, RS
8/7/1999 São Luiz Gonzaga, RS

Dados Artísticos

Poeta, payador bilíngüe, sem precedentes nesse gênero no Rio Grande do Sul. Deixou vários livros publicados e uma imensa produção de poesias e payadas, onde muito se perdeu por falta de registro. Improvisava com uma fluência rica em figuras e uma grande clareza de estilo.

Em 1954, publicou seu primeiro livro, "Galpão de estância". Quatro anos depois lançou "De fogão em fogão". Em 1965, publicou o livro "Potreiro de gauchos". No ano seguinte, lançou mais três livros, "Bota de garrão"; "Brasil Grande do Sul" e "Paisagens perdidas".

Muitas de suas poesias foram musicadas por grandes compositores, como é o caso de Noel Guarany, seu grande parceiro em clássicos como "Milonga das três bandeiras" e "Payador, pampa y guitarra". Teve, também, diversas composições em parcerias com Pedro Ortaça gravadas pelo mesmo, como "Trovador negro", "Milonga" e "Milonga para uma flor". Em 1974, lançou o livro "Vocabulário pampiano". Em 1990, lançou "Payador e troveiro", que seria seu último livro.

Em 2000, o poeta matuto norte-riograndense radicado no Rio de Janeiro Geraldo do Norte gravou em seu segundo CD os poemas "Tio Anastácio" e "Seu Esmilindro", além de um poema em homenagem ao poeta gaúcho intitulado "Tributo a Jaime Caetano Braum", de sua autoria. No mesmo ano, teve a composição "Retrato do João Cuiudo", parceria com Luiz Marenco, gravada por "Os Nativos", lançada no CD "Galpão gaúcho".

Em 2002, suas composições "Filosofia de andejo" e "Meus amores", com Luiz Marrenco e "Final de seca", com Leonel Gomes, além de "Décima do potro baio", recolhida por ele do folclore gaúcho e adaptada por Noel Guarany foram gravadas por Luiz Marrenco no CD "Luiz Marrenco - Ao vivo".

Mais visitados
da semana

1 Vinicius de Moraes
2 Tiee
3 Durval e Davi
4 Festivais de Música Popular
5 Mayck e Lyan
6 Creone e Barrerito
7 Luiz Gonzaga
8 As Marcianas
9 Teresa Cristina
10 Noel Rosa