Busca:

J Rui

Jaime Rui Costa Abollo Martinez
9/7/1909 Porto, Portugal

Dados Artísticos

Em 1931, teve seu primeiro samba composto "Para o samba entrar no céu", parceria com Nássara gravado por Almirante na Victor. Em 1933, compôs com o mesmo Nássara a célebre marcha "Formosa", gravada por Francisco Alves em dupla com Mário Reis na Odeon, constitundo-se um dos grandes sucessos do carnaval daquele ano.

Em 1937, Francisco Alves gravou na Odeon a valsa "Porque você voltou", também uma parceria com Nássara. Com fragmentos dessa melodia, Nássara faria mais tarde a marchinha "Periquitinho verde", com letra de Sá Róris. Acredita-se que o compositor tenha colaborado em muitas composições conhecidas sem que nelas apareça seu nome. Um, exemplo deste fato, seria a composição "A-M-E-I, Amei", gravada por Francisco Alves, onde uma quadra inteira foi por ele composta.

Atuou ainda no cinema, teatro - "O v da vitória" e rádio, tendo dedicado-se ainda à TV, onde assinou os "scripts" de vários programas humorísticos. Em 1963, em parceria com João Roberto Kelly, escreveu várias composições para a TV, dentre as quais "Samba de branco", "Cha-cha-cha de Cabo Frio", entre outras.

Mais visitados
da semana

1 Jorge Portugal
2 Renato Barros
3 Mayck e Lyan
4 Leo Canhoto e Robertinho
5 Festival MPB 80 (Rede Globo)
6 Noel Rosa
7 Sivuca
8 Renato e Seus Blue Caps
9 Tiee
10 Elizeth Cardoso