Busca:

Ismael Silva

Ismael Silva
14/9/1905 Niterói, RJ
14/3/1978 Rio de Janeiro, RJ

Crítica

Dele tudo já foi dito. Talvez seja Ismael o último dos grandes sambistas da época de ouro a sobreviver até o final dos anos 70. Portanto, uma verdadeira legenda que a música popular brasileira cultua e venera. Autor de alguns dos mais lindos sambas já feitos neste país, a começar por “Se você jurar”.

Ismael Silva foi considerado por Vinícius de Moraes como um dos três maiores sambistas de todos os tempos. Dono de um currículo tão cheio de acontecimentos, há um fato que Ismael guardou com merecido orgulho: de ter sido fundador da primeira escola de samba, Deixa Falar, lá pelos fins da década de 20.

É importante nunca esquecer que foi ele que, pelo fim da década dos anos 20, consolidou e estruturou o samba urbano, tal qual hoje é conhecido, tal qual foi imitado pelos seus contemporâneos como Noel Rosa, Ary Barroso e seus seguidores como Wilson Baptista, Ataulfo Alves, Geraldo Pereira e tantos e tantos outros grandes sambistas. Ismael Silva é todo ele uma legenda viva. No show “Se você jurar”, o último espetáculo montado para celebrar-se Ismael, Chico Buarque de Holanda se saía com uma confissão muito típica de sua honestidade e caráter: “Ismael é a maior influência que eu tenho em toda a minha obra. Muito maior que as constantes citações que me são imputadas: Noel Rosa e Ataulfo Alves. Ismael em verdade é meu verdadeiro pai musical.”



Ricardo Cravo Albin

Mais visitados
da semana

1 Lupicínio Rodrigues
2 Garoto
3 Elza Soares
4 Pixinguinha
5 Tom Jobim
6 Nalva Aguiar
7 Assis Valente
8 Caetano Veloso
9 Luiz Gonzaga
10 Dorival Caymmi