Busca:

Isabel Borazanian

Isabel Borazanian
16/12/1956 São Paulo, SP

Biografia

Compositora, Letrista, Cantora, Escritora, Atriz, Artista Plástica.
No final da década de 1970 iniciou a Faculdade de Artes Plásticas e Comunicação Farias Brito (depois UNG) onde concluiu os cursos de Comunicação Visual e Educação Artística.
A partir do ano de 1976 fez várias exposições de artes plásticas (quadros, esculturas e instalações), capas de livros de poesia e capas de CD.
Em 1979 fez o curso de Desenho na Escola de Artes Augustus Esteves, em Guarulhos.
No ano de 1980, com outros poetas, fundou o grupo literário Letraviva, que realizava recitais de poesia, entre outros eventos. No ano de 1981 publicou o livro de poesias "Confidencial" e no ano seguinte, publicou poesias na "Antologia Poética Letraviva".
Na década de 1980 fez o curso de Teatro no TEG, ministrado por Cláudio Mendel, participando como atriz, figurinista e cenógrafa nos musicais "Eu Chovo, tu Choves ele Chove", de Sylvia Orthof; "Já é tempo de Poetar", criação coletiva do grupo Letraviva; "Alegria, Colorido e Fantasia", de Angelo Macedo. Fez o curso de Dramaturgia Técnica e Criatividade, do Instituto de Artes Cênicas, em São Paulo. Participou do Atelier Integrado, na Secretaria Estadual de Educação, em São Paulo.
Publicou o livro de poesias "Memórias da Emoção". Participou da "Oficina Jornal e Fita Crepe", na 1ª D.E de Guarulhos.
No período de 1981 a 1997 ministrou Aulas de Educação Artística, na Rede Estadual de Ensino.
Em 1993 tomou posse na Academia Guarulhense de Letras, ocupando a cadeira nº 25 (a qual tem como patrono o poeta simbolista Cruz e Souza). A partir de então, teve poemas publicados nas edições anuais da Academia. Ainda na década de 1990 fez oficinas dos "Menestréis", no Teatro Dias Gomes, em São Paulo, participando do musical "A Dança dos Signos", de Oswaldo Montenegro.
Cursou diversas oficinas, entre as quais "Oficina de Expressão Corporal, Dramatização e Mímica"; "Curso de Dança"; "Oficina de Teatro To Play", com Montagem de Musical, no Auditório Augusta em São Paulo; "Curso de Suprimento Aperfeiçoamento Educação Audiovisual e Cidadania no SENAC", em São Paulo; "Oficina Reciclagem de Papel" (Secretaria do Meio Ambiente em Guarulhos) e "Oficina de Teatro O Ator em Jogo", ministrada por Roberto Mallet (Secretaria de Cultura de Guarulhos).
Membro da Coordenadoria de Projetos, DAC da Secretaria de Cultura de Guarulhos, responsável pela Área de Artes Plásticas. Cursou "Canto Popular", na Escola Moderna de Música Arte em Pauta; "Oficina de Empapelamento Máscaras e Adereços (Secretaria de Cultura de Guarulhos); "Oficina de Máscara (II Festival de Teatro Cidade de Guarulhos); "Oficina Poético Musical".
Membro da Coordenadoria de Projetos Especiais da Secretaria de Governo no Programa de Governo Agita Guarulhos.
Em 2002 fez a Oficina de Agente Cultural, Secretaria de Cultura de Guarulhos, Projeto A Palavra em Prisma, Secretaria de Cultura de Guarulhos, Oficina Literária Ciclo da Palavra, Oficina Literária Causos Flamboyant, Oficina Literária O Cordel e sua História, Seminário de Literatura A Cultura da Palavra e A Arte de Contar Histórias. A partir de 2004 trabalhou na Secretaria de Cultura de Guarulhos, na função de Agente Cultural.
Em 2007 fez workshop Teatro de Bonecos e Formas Animadas, ministrado por Alonso Barraza, no Centro Educacional Adamastor.

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Lupicínio Rodrigues
3 Garoto
4 Nalva Aguiar
5 Luiz Gonzaga
6 Pixinguinha
7 Assis Valente
8 Tom Jobim
9 Elza Soares
10 Caetano Veloso