Busca:

Inácio Acioli

Inácio Acioli
1880 Rio de Janeiro, RJ
1940 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Foi músico de renome no começo do século XX tendo frequentado eventos musicais nos quais estavam presentes nomes como Quincas Laranjeiras, Heitor Villa-Lobos, Anacleto de Medeiros, Zé do Cavaquinho, Juca Kalut, João Pernambuco, Irineu de Almeida, entre outros, e que costumava se reunir na loja Cavaquinho de Ouro situado na atual Rua da Carioca, Teve atuante participação no carnaval carioca desfilando em ranchos e participando de bailes.

Em 1911, destacou-se no desfile do Rancho Ameno Resedá que saiu em desfile do Palácio Guanabara, desfile durante o qual duelou com seu pistom com o também pistonista Luís de Souza. Foi muito requisitado por maestros de orquestras de companhias de revista estrangeiras que se apresentavam no Rio de Janeiro devido a suas grandes qualidades de músico.

Em 1913, gravou na Odeon, como solista de trompete, com a Banda do 10º Regimento de Infantaria do Exército a mazurca "Bela bajeense", de Otávio Dutra, e com o grupo Terror dos Facões a polca "Adelina", de Casemiro Rocha. Segundo Alexandre Gonçalves Pinto, ele teria sido "um verdadeiro astro que com seu fulgurante brilho eleva o valor de nossos músicos".

Mais visitados
da semana

1 Hermeto Pascoal
2 Caetano Veloso
3 Dorival Caymmi
4 Noel Rosa
5 Festivais de Música Popular
6 Tom Jobim
7 João Gilberto
8 Luiz Gonzaga
9 Jane e Herondy
10 Candeia