Busca:

Ibys Maceioh

Valmiro Pedro da Costa
03/07/1952 Porto Calvo, AL

Dados Artísticos

Passando por aperfeiçoamento com Turíbio Santos, foi indicado como professor do Centro Livre de Aprendizado Musical(CLAM)em São Paulo, dirigido pelos músicos do conjunto Zimbo Trio. Este trabalho lhe conferiu, nos meios musicais , o conceito de músico de alto gabarito

Seu primeiro CD "Suave" apresenta notável identidade nordestina, mesclada a outras influências incorpoadas pelo artista.

Já o segundo CD, "Cabelo de Milho", realiza uma releitura do primeiro, com alterações na parte técnica e novos arranjos para algumas composições,Segundo o próprio artista, o trabalho só não foi alterado em sua identidade nordestina, que se mantém, apesar das influências de correntes musicais tradicionalmente originárias de outros estados brasileiros,podendo agradar a "gregos e troianos". "Cabelo de Milho"conta com a participação especial de Oswaldinho do Acordeon e Fernando Melo, violonista do Duofel, na música título do CD. O repertório reúne sambas, toada, xote e bossa nova. Segundo Ibys, a música "Suave", por exemplo, ë um samba que ganhou arranjo de gafieira e tem sido utilizada na academia de dança do bailarino Carlinhos de Jesus, no Rio de Janeiro". Já "Cabelo de Milho"é uma toada inédita, e forte apelo popular.

Apesar de ainda desconhecido do grande público, o artista goza de prestígio entre a classe artística, tendo contado, no início de sua carreira com o incentivo de Luiz Gonzaga , e Djavan, entre outros.

O violonista também conviveu, com o sambista Zé Keti, nos últimos anos da vida do compositor de "A voz do Morro". Essa convivência deixou duas composições em parceria. São elas: "Medalha de Ouro" e "Impossível esquecer você", programadas para o último CD de Ibys, que tem a direção de Aldezon Alves e que foi mais voltado para o samba.

Durante sua trajetória no mundo da música, que já conta com mais de uma década, Ibys Maceioh tem participado de diversos festivais de música, entre eles a Feira de MPB, realizada no Centro Cultural São Paulo, a série Novos Intérpretes, no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Projeto Pixinguinha. O músico vem trabalhando em vários shows, como "Uma questão de Estilo", realizado no Centro Cultural São Paulo, e "Sem Mídia apóia os Sem-Terra"no Teatro Noel Rosa, No Rio de Janeiro.

Mais visitados
da semana

1 Nelson Cavaquinho
2 Noel Rosa
3 Tom Jobim
4 Gerlane Lops
5 Hermeto Pascoal
6 Dorival Caymmi
7 Elza Soares
8 Cat Dealers
9 Chitãozinho e Xororó
10 Luiz Gonzaga