Busca:

Hugo Sukman

Hugo Sérgio Koatz Sukman
21/7/1970 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Trabalhou no “Jornal do Brasil”, como repórter e crítico de cinema e música, entre 1990 e 1995, e em outras publicações brasileiras, como “Jornal do Commercio”, “Manchete” e “Veja Rio”.

De 1995 a 2005, trabalhou no jornal “O Globo”, como repórter de Cultura, editor e crítico de cinema e música popula. Pela mesma publicação, atuou como correspondente em Paris, de 2000 a 2003.

É autor do livro "50 anos de música brasileira: histórias paralelas" (Casa da Palavra, 2011), co-autor, em parceria com Luiz Fernando Vianna e Aldir Blanc, do livro "Heranças do samba" (Casa da Palavra, 2004), um panorama do samba contemporâneo, e autor das biografias de Moacir Santos (in “Cancioneiro Moacir Santos”, editora Jobim Music, 2006) e Djavan (in “A música de Djavan”, editora Luanda, 2008). É autor do artigo "A canção moderna - A cidade bonitinha e má ou os dois sentidos da palavra arrastão", no livro "Canções do Rio" (Casa da Palavra, 2009), organizado por Marcelo Moutinho com artigos de Sergio Cabral, Ruy Castro, João Máximo, Silvio Essinger e Nei Lopes. Para a “Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira”, escreveu, em 2010, as biografias de Silvio Caldas e Ataulfo Alves.

Concebeu e escreveu o show "A cor da cultura - Matrizes da MPB" para o Canal Futura, em 2006, transmitido ao vivo da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, com a participação de Beth Carvalho, Nei Lopes, Martinho da Vila, Luiz Carlos da Vila, Claudio Jorge, Olodum, Ilê-Ayê, Margareth Menezes, Luiz Melodia e João Bosco, entre outros. O programa tratou da influência da cultura e da música africanas na música brasileira contemporânea. O show foi dirigido por Paulinho Albuquerque.

Escreveu e apresentou, para o Canal Brasil, em 2007, o show "Feira Carioca do Samba", sobre os 90 anos do samba, com Moacyr Luz, Luiz Carlos da Vila, Claudio Jorge, Ana Costa, Dorina, Ovídio Brito.

Em 2008, foi um dos curadores da série de eventos "50 anos de bossa nova", do Itaubrasil, com direção de Monique Gardenberg.

Escreveu e apresentou a série de shows "Martinho da Vila, 70 anos de brasilidade", em 2009, no Centro Cultural Banco do Brasil (RJ).

Em 2010, ministrou o curso “50 anos de música brasileira”, com participação de Edu Lobo e Gilberto Gil, no Polo de Pensamento Contemporâneo (RJ).

Escreveu a série de shows "Nego Dito - Homenagem a Itamar Assumpção", na Caixa Cultural de Curitiba, em 2011. Nesse mesmo ano, atuou como curador dos shows "Nelson Cavaquinho, 100 anos de samba", no Centro Cultural Banco do Brasil. Também em 2011, apresentou, no Instituto Moreira Salles (RJ) e no circuito Sesc (SP), o show "O grande circo místico", com Edu Lobo.

É gerente de comunicação da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura, e colabora para diversas publicações no Brasil. É o curador das exposições permanentes, do conteúdo museográfico e faz parte da equipe que está concebendo o novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, que será inaugurado em 2013, tendo como foco a cultura e a música cariocas.

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Lupicínio Rodrigues
3 Garoto
4 Nalva Aguiar
5 Tom Jobim
6 Pixinguinha
7 Elza Soares
8 Caetano Veloso
9 Assis Valente
10 Luiz Gonzaga