Busca:

Henrique Brito

Henrique Brito
15/7/1908 Natal, RN
11/12/1935 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Junto com Braguinha e outros colegas do Colégio Batista, iniciou sua curta carreira formando o conjunto Flor do Tempo. Logo se destacou como violonista em festas e reuniões musicais. Logo depois, mudaram o nome do grupo para Bando dos Tangarás, com o qual gravaram os primeiros discos em 1929, com as músicas "Galo garnizé", "Anedotas", "Conseqüências do amor", esta uma composição sua em parceria com Braguinha e "Mulher exigente". Na ocasião, já tinham recebido a adesão de Almirante no grupo. Seu violão sempre se destacou nas gravações.

Em 1930, Gastão Formenti gravou na Brunswick a modinha "Meu sofrer", de sua parceria com Noel Rosa. No mesmo ano, gravou ao violão pela Parlophon "Romance I e II", o blackbotton "Yankite" e a valsa "Crepúsculo", todas de sua autoria. Também no mesmo ano, gravou ao violão na Brunswick o tango "Naná" e as valsas "Alice" e "Lourdes" e o fox trote "Sonho bavanês", de sua autoria. Em 1931, gravou o fox-trote "Alegre", a marcha "Marte" e o tango brasileiro "Triste", de sua autoria. Quando faleceu, integrava a orquestra da Rádio Mayrink Veiga como violonista.

Quando faleceu, integrava a orquestra da Rádio Mayrink Veiga como violonista. Em 2000, em CD lançado pela Revivendo com as primeiras composições de Braguinha remasterizadas, aparece tocando o seu refinado violão. Junto com Braguinha e outros colegas do Colégio Batista iniciou sua curta carreira formando o conjunto Flor do Tempo. Logo se destacou como violonista em festas e reuniões musicais. Pouco depois, mudaram o nome do grupo para Bando de Tangarás, com o qual gravaram os primeiros discos em 1929, com as músicas "Galo garnizé", "Anedotas", "Consequências do amor", esta uma composição sua em parceria com Braguinha, e "Mulher exigente". Na ocasião, já tinham recebido a adesão de Almirante no grupo. Seu violão sempre se destacou nas gravações.  Em 1930, Gastão Formenti gravou na Brunswick a modinha "Meu sofrer", parceria com Noel Rosa. No mesmo ano, gravou ao violão pela Parlophon "Romance I e II", o blackbotton "Yankite" e a valsa "Crepúsculo", todas de sua autoria. Também no mesmo ano, gravou ao violão na Brunswick o tango "Naná" e as valsas "Alice" e "Lourdes" e o fox trote "Sonho havanês", de sua autoria. Em 1931, gravou o fox-trote "Alegre", a marcha "Marte" e o tango brasileiro "Triste", de sua autoria. Quando faleceu, integrava a orquestra da Rádio Mayrink Veiga como violonista. Em 2000, em CD lançado pela Revivendo com as primeiras composições de Braguinha remasterizadas, aparece tocando o seu refinado violão. Em 2007, o selo Revivendo lançou o CD "Gastão Formenti - Noite de encanto" com gravações feitas pelo cantor em 1930 e 1931 pelo selo Brunswick. Fazem parte do CD suas obras "Viola triste", com P. Britto, e "Meu sofrer", com Noel Rosa. Em 2013, seu samba "Queimei teu retrato", com Noel Rosa, foi gravado pelo cantor Luiz Henrique em dueto com a cantora Marion Duarte, em faixa do CD "Pro samba que Noel me convidou" lançado pelo cantor Luiz Henrique.

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 Caetano Veloso
3 Dorival Caymmi
4 Música Sertaneja
5 Luiz Gonzaga
6 Hermeto Pascoal
7 Tom Jobim
8 Nelson Gonçalves
9 Noel Rosa
10 Daniela Mercury