Busca:

Hélio Ziskind


6/9/1955 São Paulo, SP

Não deixe de ver:

Dados Artísticos

De 1974 a 1981, integrou, como compositor, cantor e arranjador, o grupo Rumo, tendo sido contemplado com o Prêmio Sharp de Música nas categorias Melhor Disco Infantil ("Quero passear") e Melhor Canção infantil ("A noite no castelo").

Assinou a tradução de "Schoemberg", de René Leibowitz, publicado pela editora Perspectiva, em 1981.

Trabalhou, entre 1985 e 1993, na TV Cultura, compondo para os programas “Glub-Glub”, “X-Tudo”, “Castelo Rá-Tim-Bum”, “Roda viva”, “Vitrine”, “Nossa língua portuguesa” e “Vestibulando”. Realizou, também formatação dos temas de identificação e intervalos da emissora.

Assinou a série “Cabeça de músico”, em 1986, e fez transmissão comentada da ópera “Einstein on the Beach”, de Phillip Glass, no ano seguinte, para a Rádio Cultura FM.

Em 1989, produziu a fita “O Som e o Sint”, que acompanha o livro “O Som e o Sentido”, de José Miguel Wisnik.

Assinou a música original e a trilha sonora do espetáculo "Nijinsky", de Naum Alves de Souza, com adaptação de obras de Debussy, Stravinsky, Tchaikovsky e Schumann. Por esse trabalho, recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de Melhor Música, em 1987.

Em 1997, lançou o disco infantil “Meu pé meu querido pé”, contendo suas composições "Ratinho tomando banho", "Cocoricó (abertura)", "Tu Tu Tu Tupi", "A noite no castelo", "X-Tudo e o avestruz", "Ratinho: rap do reciclar", "Castelo Rá-Tim-bum (abertura)" (c/ André Abujamra Luís Macedo), "Ratinho escovando os dentes", "Porque sim não é resposta", "Glub Glub (abertura)", "Saquinho plástico", "Marchinha da sereia" (c/ Luiz Tatit), "Lá vem a história: Plutão" (sobre poema de Olavo Bilac), "Carta da Clarinha", "O Galileu cantou", "Banho de aventura", "Sono de gibi", "Vinheta Blém-Blém". Por esse trabalho, foi contemplado com o Prêmio Sharp de Música nas categorias Melhor CD Infantil e Melhor Canção Infantil ("Sono de gibi").

Em 2000, lançou o CD infantil “O gigante da floresta – Uma viagem musical de Hélio Ziskind”, que contou com a participação de Nailor Proveta (saxofones, clarinete e arranjos de sopros), Silvio Mazzuca Jr. (baixo elétrico e acústico), Tuco Marcondes (guitarras, violões, dobro e cavaquinho português) e Marcos Suzano (percussão).

Em 2001, assinou o projeto “Lá vem pipoca”, envolvendo shows, um site (http://www.lavempipoca.com.br) e uma coleção de CDs infantis.

Em 2010, voltou a se reunir com os demais integrantes do grupo Rumo – Ná Ozzetti, Paulo Tatit, Gal Oppido, Luiz Tatit, Pedro Mourão, Zecarlos Ribeiro, Akira Ueno e Geraldo Leite -, para o lançamento do CD “Sopa de concha”, interpretando um repertório de músicas do passado pesquisado por Geraldo Leite: “Gosto mais do outro lado” (Assis Valente), de 1934, “Não resta a menor dúvida” (Hervé Cordovil e Noel Rosa), de 1935, “Honrando um nome de mulher” (Gadé e Valfrido Silva), de 1936, “Menina das lojas” (Lamartine Babo), de 1937, “P.R.Você (Cristovão de Alencar e Hervé Cordovil), de 1937, “Você não tem razão” (Pedro Caetano), de 1937, “Meu amor não me deixou” (Ary Barroso), de 1938, “Fale mal.. mas fale de mim” (Ataulfo Alves e Marino Pinto), de 1939, “Juro... Juro” (Paulo Pinheiro e Valdemar Silva), de 1939, “Pão com banana” (Cícero Nunes e Portelo Júnior), de 1939, “Vida apertada” (Ciro de Sousa), de 1940, “Furacão” (Antônio Nássara e Haroldo Lobo), de 1940, “Não tenho juízo” (Haroldo Lobo e Wilson Batista), de 1944, “Pão duro” (Assis Valente e Luiz Gonzaga), de 1946, e a faixa-título (Alcyr Pires Vermelho e Pedro Caetano), de 1941. O disco contou com a participação de Swami Jr (direção artística, arranjos, violão 7 cordas e baixo), Milton Mori (cavaquinho e bandolim), Guilherme Kastrup e Douglas Alonso (percussões), e ainda de Mario Manga (dobro e violão Ttnor), Andre Mehmari (piano), Toninho Ferragutti (acordeom), Nailor Proveta (sax alto, sax soprano e clarineta), Popó (tuba), Mané Silveira (sax alto), Tiquinho (trombone), Ubaldo (sax tenor), Nahor Gomes (trumpete), Fábio Tagliaferri (viola), Valdir Ferreira (trombone de vara) e Júnior Galante (trumpete), como músicos convidados.

Mais visitados
da semana

1 Chitãozinho e Xororó
2 Caetano Veloso
3 Noel Rosa
4 Bloco Carnavalesco Concentra Mas Não Sai
5 Elis Regina
6 Tom Jobim
7 Isolda
8 Bezerra da Silva
9 As Marcianas
10 Luiz Gonzaga