Busca:

Heleno dos Oito Baixos

Heleno Veríssimo de Morais
18/8/1960 Ibirajuba, PE

Dados Artísticos

Iniciou a carreira artística em 1975, apresentando-se no programa de forró comandado por Pedro Sertanejo. Dois anos depois,retornou para a cidade de Caruaru e passou definitivamente a seguir a carreira artística.

Pouco depois, foi indicado por Luiz Gonzaga para realizar uma tournê e percorreu diversas cidades brasileiras apresentando-se com muito sucesso.

Em 1991, participou do CD "Brasil forró" que foi indicado para o Prêmio Grammy, na categoria Tradicional Folk. Em 1992, gravou com Duda da Passira um CD que foi lançado na Alemanha e recebeu vários elogios da crítica especializada daquele país.

Em 1996, lançou seu primeiro CD solo, que teve como sucesso a faixa "O beijo da morena", de sua autoria que foi muito tocada nas Rádios de todo o Nordeste. Já realizou apresentações em diversos países entre os quais, Suíça, Alemanha, França, Portugal, Espanha, Venezuela, Bolívia, Áustria e Japão.

Em 1999, com mais de vinte anos de carreira e com talento reconhecido fora do país,mas sem gravadora para gravar seus discos, lançou de forma independente o CD "Forró de Vaquejada", no qual mostrou todo seu talento de virtuose da sanfona. Na ocasião, declarou em entrevista; "Esta música está sendo bem tocada, mas muitos artistas novos estão esquecendo de falar, de forma original, do vaqueiro, da caatinga, das nossas raízes tradicionais. É o que procuramos fazer neste trabalho".

Em 2002, apresentou-se na cidade de Campos do Jordão, SP no 33º festival de inverno, o maior evento musical da América Latina de música erudita e popular. No ano seguinte, apresentou-se na festa junina de Aracaju, SE.

Em 2004, o CD "Forró Brasil", indicado ao Prêmio Grammy treze anos atrás, permanece sendo vendido. Nesse ano, segundo o site de comércio eletrônico Amazon.com, é um dos campeões de venda com a música "Começo de verão". Com presença assegurada na festa de São João de Caruaru, PE apresentou-se na mesma noite em que estiveram presentes o Cordel do Fogo Encantado, Quinteto Violado e Forró da Vaquerama.

Já gravou seis LPs e quatro CDs além de participar do primeiro vídeo de forró, "Raízes do fole" que obteve divulgação mundial.

Mais visitados
da semana

1 Kátia Di Tróia
2 Noel Rosa
3 Caetano Veloso
4 Gonzaguinha
5 Gal Costa
6 Paulo Soledade
7 Tiee
8 Psirico
9 João Cavalcanti
10 Joaquim Calado