Busca:

Helena Pinheiro

Helena Lúcia Pinheiro da Costa
22/12/1955 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Ainda iniciante como cavaquinista, acompanhou a cantora Clementina de Jesus, em concurso de samba promovido pelo Clube Renascença, no Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira artística atuando como violonista no Grupo Mostração, ao lado dos músicos Marcelo Bernardes, Inês Perdigão, Marcos Farina, Cláudio Marques e Popó, em show apresentado no Teatro Opinião do Rio de Janeiro, no qual o grupo foi apadrinhado por João do Vale.
Com o ator Tonico Pereira, participou como cantora, flautista e cavaquinista do programa “Era Uma Vez”, na antiga TVE do Rio de Janeiro.
Ao lado de Ronaldo Tapajós, foi responsável pela trilha sonora do programa de rádio “Boa Saúde”, no qual atuou também como atriz, interpretando uma das personagens do programa, que era gravado nos estúdios da Rádio Nacional, no Rio de Janeiro.
Integrou, como musicista, os grupos cariocas de teatro “Feliz Meu Bem” e  “Contadores de Estórias”, para o qual compôs a trilha sonora do espetáculo “Mansamente”, que excursionou pelos Estados Unidos e pela Europa.
Participou, como musicista, de duas peças de teatro, no período em que morou nos Estados Unidos.
Em meados da década de 1980 passou a integrar o Grupo Sopro & Cordas, com o qual gravou dois CDs, “Era uma vez” (1998) e “Vozes brasileiras” (2009). Nessa mesma época integrou, como cavaquinista e cantora, o grupo de samba Toque de Salto, integrado apenas por mulheres, com o qual participou do “Festival Internacional de Música de São Luís” (MA).
No ano 2000 participou com o Grupo Sopro & Cordas do “Festival Latino Americano e Caribenho”, em Santiago de Cuba (Cuba). A partir dessa data seguiu carreira solo, realizando shows individuais e fazendo participações em shows de artistas como Simone Guimarães, Celso Viáfora, José Luiz Mazziotti e Leandro Fregonesi.
Em 2003 apresentou o show “Canções de Elton Medeiros”, no “Projeto Outras Bossas” realizado no Café Cultural da Caixa Econômica Federal, em Brasília (DF).
Em 2004 realizou o show “O Brasil Brasileiro de Ary Barroso”, no Clube do Choro de Brasília.
Em 2008 realizou o show “Tributo a Cartola”, com Lucas de Campos, no “Projeto Outras Bossas” realizado no Café Cultural da Caixa Econômica Federal, em Brasília (DF).
Em 2009 apresentou o show “Helena Pinheiro e Amigos”, no Clube do Choro de Brasília (DF).
Acompanhou Moacyr Luz e Gabriel Pinheiro em show realizado no Semente da Vila, em Brasília (DF).
Integrou, como cantora e cavaquinista, o grupo que acompanhava o compositor Carlos Elias em seus shows, apresentando-se em Cabo Verde, a convite da Embaixada Brasileira e no Rio de Janeiro, ao lado de artistas como Monarco, Noca da Portela e Wanderley Monteiro.
Em 2013 lançou o CD “Coração brasileiro”, com 13 faixas e de sua autoria e uma composição do mestre Carlos Elias, que foi integrante da ala de compositores da Portela. Dentre as canções de sua autoria, encontram-se parcerias como “Pano verde” (c/ Kelson Montanha), “Minguante” (c/ Pedro Cariello), “Canto na cachoeira” e “Quem sabe” (c/ Leandro Fregonesi). Nesse mesmo ano participou, ao lado de Lucas Campos, do projeto “Vila Musical”, realizado na casa Vila Madá, em Brasília (DF).

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Assis Valente
3 Dorival Caymmi
4 Nelson Gonçalves
5 Caetano Veloso
6 Nelson Cavaquinho
7 Tom Jobim
8 Chico Buarque
9 Elza Soares
10 Noel Rosa