Busca:

Helena de Carvalho

Helena Pinto de Carvalho
1909 São Paulo, SP
5/12/1937 São Paulo, SP

Dados Artísticos

Apresentava-se cantando sambas, canções e músicas folclóricas. Estreou em rádio em 1929, dando iníco a sua carreira artística. Em 1930, gravou seu primeiro disco, pela Victor, com acompanhamento da Orquestra Victor Paulista, o samba-canção "Teus olhos me contam tudo", de G. Viotti, XYZ e J. Canuto, e o samba "Morena cor de canela", Ari Kerner V. de Castro. No mesmo ano, gravou de Chiquinha Gonzaga e Viriato Corrêa o samba-canção "Fogo foguinho", e as canções "Sou morena" e "Chinelinha do meu amor". Gravou também, em dueto com Vicente Cunha, o samba "Vamos se casá", composição dos irmãos João e Raul Valença. Em seguida, gravou o samba "Não chora", de João da Gente, e em dueto com o comediante Pilé, a marcha "Nhá Carola", de Petit

Em 1931, atuando ao lado de Stefana de Macedo, Zezé Lara, Batista Jr, Procópio Ferreira e outros, participous do filme "Coisas nossas", o primeiro filme sonoro produzido no Brasil. No mesmo ano, gravou pela Columbia, com acompanhamento de orquestra, as marchas "Carinhos...carinhos", de Jaime Redondo, e "Melancia", de Sivan Castelo Neto. Em seguida, gravou com acompanhamento de orquestra típica, a toada "Esse jeitinho que você tem", de Marcelo Tupinambá, e o samba-canção "Num sorriso dos teus", de Napoleão Tavares e Jaime Redondo.

Entre outras rádios, atuou na Rádio Cultura de São Paulo, cantando três vezes por semana. Gravou um total de seis discos com 12 músicas pela Victor e Columbia.

Mais visitados
da semana

1 Chitãozinho e Xororó
2 Caetano Veloso
3 Noel Rosa
4 Bloco Carnavalesco Concentra Mas Não Sai
5 Elis Regina
6 Tom Jobim
7 Isolda
8 Bezerra da Silva
9 As Marcianas
10 Luiz Gonzaga