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Haroldo Lobo

Haroldo Lobo
22/7/1910 Rio de Janeiro, RJ
20/7/1965 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Em 1934, teve sua primeira música gravada, "Metralhadora", cujo texto fazia alusão à revolução constitucionalista,  feita em parceria com Donga e Luís Meneses, lançada por Aurora Miranda.  Neste mesmo ano, lançou o samba "De madrugada", com Vicente Paiva, também gravado por Aurora Miranda. Compôs vários sambas em parceria com Milton de Oliveira, um dos quais "Juro" obteve  prêmio da prefeitura do antigo Distrito Federal no carnaval de 1938, tendo sido lançado com sucesso por J. B. de Carvalho. Para os carnavais de 1940-1941, lançou "O passarinho do relógio" e "O passo do canguru", as duas em parceria com Milton de Oliveira,  trazendo em ambas uma temática que se tornou característica de sua produção, letras envolvendo animais. As duas músicas foram gravadas por Aracy de Almeida, sendo que a segunda chegou a ser gravada nos Estados Unidos com o título de "Brazilian Willy", lançada também por Carmen Miranda em 1942. Em 1941, destacou-se com  o lançamento de "Alá-lá-ô", uma parceria com Nássara, gravada por Carlos Galhardo. A história da música começou de fato em 1940, quando um bloco do bairro da Gávea cantou nas ruas a marcha "Caravana", de autoria  de seu patrono Haroldo Lobo. Meses depois, preparando o repertório para o carnaval de 1941, Haroldo pediu a Nássara para  completar a composição, que  fez então a segunda parte da música.  Destaca-se ainda nesta gravação a atuação de Pixinguinha, que fez às pressas  um arranjo primoroso para o qual criou  a introdução e partes instrumentais executadas ao longo da música. Ainda em 1941, lançou "O bonde do horário já passou", com Milton de Oliveira e, "Essa vida não é sopa", com Wilson Batista, ambas gravadas por Patrício Teixeira. Em 1942, lançou "Emília", parceria com Wilson Batista, gravada por Vassourinha e, "A mulher do leiteiro", com Milton de Oliveira, gravada por Aracy de Almeida.  Utilizava em muitas de suas composições temas do cotidiano da  cidade e mesmo do país, como, por exemplo, a marcha "Oito em pé", que comentava a autorização pública para que oito passageiros viajassem em pé nos coletivos por racionamento de gasolina. Um outro exemplo, também, a marcha "Tem galinha no bonde",  cuja letra mencionava a regulamentação do transporte de galinhas no bonde. Ambas foram gravadas por Aracy de Almeida. Nos anos de 1943-1944, também na linha  de comentário social,  lançou "Que passo é esse, Adolfo?", com Roberto Roberti e, "As ruas do Japão", com Cristóvão de Alencar, em cujas letras satirizava  práticas peculiares ao eixo beligerante,  Alemanha e Japão respectivamente. Em 1945, obteve o  1º lugar no concurso de músicas para o  carnaval,  promovido pela  prefeitura do Distrito  Federal, com a marcha "Verão do Havaí", com Benedito Lacerda, gravada por Francisco Alves e Dalva de Oliveira. Ainda neste ano, fez sucesso com  o samba "Rosalina",  em parceria com Wilson Batista, gravado por Jorge Veiga. Em 1946, venceu mais uma vez o concurso de músicas carnavalescas com a marcha "Espanhola", uma parceria com Benedito Lacerda, lançada por Nélson Gonçalves. Haroldo Lobo era folião dos mais animados e preparava suas músicas de carnaval com muito cuidado e grande antecedência. Sua dedicação resultava sempre em um grande sucesso  popular para cada ano de folia. Dentre estes, destacam-se "O passo da girafa", com Milton de Oliveira, lançado em 1949 por Aracy de Almeida.  Em 1951, o êxito veio com "O retrato do velho", cuja letra comentava  a prática instituída pelo Estado Novo (e sustentada pelos governos posteriores), que recomendava a colocação de retratos do presidente nas paredes das repartições públicas. Feita em  parceria com Marino Pinto,  compositor que  sempre teve admiração pelo presidente Getúlio Vargas,  esta marcha, na qual a volta do líder ao poder foi simbolizada no retorno do retrato à parede, foi  gravada com enorme sucesso por Francisco Alves.  A marcha só não foi apreciada pelo próprio Getúlio, que detestava ser  considerado velho. Em 1955, obteve sucesso no carnaval com a marcha "Tira essa mulher da minha frente", parceria com Milton de Oliveira e gravada na Copacabana por Jorge Veiga, e que foi escolhida por um júri reunido no Teatro João Caetano como um das dez mais populares marchas do carnaval daquele ano Em 1961, mais um grande sucesso com "Índio quer apito", com Milton de Oliveira, uma das composições que mais renderam direitos autorais. Seu último grande sucesso foi "Tristeza", feito em parceria com Niltinho, lançado em 1965 por Jair Rodrigues e que acabou sendo executada, a partir de 1967 em todo o mundo, transformando-se em sua única música internacionalmente reconhecida. Um dos mais talentosos autores de marchas carnavalescas foi o compositor de músicas de carnaval que mais teve obras no repertório do espetáculo musical "Sassaricando" que por quatro temporadas mostrou o universo das marchas carnavalescas. Em 2010, em comemoração aos 100 anos de seu nascimento foi homenageado com a séire de espetáculos "Eu quero é rosetar - Cem anos de Haroldo Lobo" idealizado pelo pesquisador Carlos Monte. Os shows foram apresentados pelo grupo Sururu na Roda no Centro Cultural Carioca, e contou com arranjos e direção musical do acordeonista e pianista Marcelo Caldi. Nesses espetáculos interpretadas 35 obras de sua autoria como os clássicos marchas carnavalescas "Alalaô", "Eu quero é rosetar", "Coitado do Edgar", "Índio quer apito", "O passarinho dorelógio" e "retrato do velho", entre outras, além de sambas como "Tristeza", com Niltinho, e "Emília", com Wilson Batista. Em 2013, seu samba "Tristeza", com Niltinho, lançado em 1965, por Jair Rodrigues, voltou a ser cantado nas ruas do Rio em manifestações dos professores em greve numa versão cuja letra diz: "Eduardo (o prefeito Eduardo Paes), por favor vá embora/Vá e leve a Costin (secretária municipal de educação)/Ninguém aguenta essa meritocracia/E tanta corrupção/Educação não é pra ser mercadoria/É pra formar cidadão".

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