Busca:

Guilherme Godoy

Guilherme Godoy Martins
12/3/1948 Rio de Janeiro, RJ
8/8/2001 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Um dos fundadores do grupo Voz e Viola, ao lado de Paulão Sete Cordas, Márcio de Almeida, Carlos Schoeter (Carlinhos Lati) e Alexandre De la Penha. O grupo, responsável por pesquisas sobre a história da MPB, apresentava-se regularmente com Moreira da Silva, Wilson Moreira, Nelson Sargento e Délcio Carvalho, entre outros.

Ao ler "Tia do mangue - Menino na Cama", o pianista sergipano Sérgio Botto (ex-funcionário do Banco do Brasil) resolveu convidá-lo a fazer umas parcerias. Em pouco tempo, tinham compostos diversos sambas, que mais tarde originaram o disco "O samba sabe o que quer".

Em 1998, reuniu diversos amigos importantes no cenário da MPB e gravou o disco "O samba sabe o que quer", com letras suas e músicas de Sérgio Botto. Neste CD, além de cantar "Bilhete de ida" e "A loura do backing", contou com várias participações nas outras faixas: "O samba sabe o que quer", interpretada por Délcio Carvalho,Tania Machado e Walter Alfaiate; "Se o homem não chora", cantada por Tânia Machado com arranjos e gaita de Rildo Hora, e "O trem da história", cantada em dueto por Nelson Sargento e Nadinho da Ilha, com arranjos de Paulão Sete Cordas. Outras músicas foram contempladas com arranjos de Afonso Machado, Luiz Flávio Alcofra, Tito Freitas, Misael da Hora, e Célia Vaz. O disco conta ainda com as participações de jovens cantoras - Kelly Benevides, Letícia Carvalho, Marilyn Carrilho e Valéria Mariano e músicos componentes do grupo Água de Moringa. Com lançamento na Toca do Vinícus e no Café Teatro Arena, mais tarde foi distribuído pela Tangará Distribuidora na Argentina, França, Espanha e Japão. Com o show "O samba sabe o que quer", apresentou-se em vários teatros e casas noturnas do Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Friburgo e Buenos Aires.

Em 2000, ao lado de William Vasconcellos e Lily Neves, apresentou-se no Vinicius Piano Bar, em Ipanema, no Rio de Janeiro. O show também contou com as participações de Durval Ferreira, Denise Pinaud, do contrabaixista Bebeto (ex-integrante do grupo Tamba Trio) e do pianista Gui Tavares.

Entre seus vários parceiros estão Délcio Carvalho, Gui Tavares, Fernando Leoporace, Marcelo Caldi e o argentino Agustín Pereyra Lucena.

Mais visitados
da semana

1 Lupicínio Rodrigues
2 Hermeto Pascoal
3 Joaquim Calado
4 Caetano Veloso
5 Noel Rosa
6 Festivais de Música Popular
7 Tom Jobim
8 Dorival Caymmi
9 Pixinguinha
10 Música Sertaneja