Busca:

Guerra Peixe

César Guerra-Peixe
18/3/1914 Petrópolis, RJ
26/11/1993 Petrópolis, RJ

Crítica

Compositor clássico de nomeada internacional, teve significativa atuação na música popular como arranjador, instrumentador e pesquisador. Estudou no Instituto Nacional de Música (hoje Escola de Música da UFRJ) com Paulinha d’Ambrósio e tornou-se excelente violinista. Fez parte de orquestras de salão em confeitarias, bares e cafés até que, em 1943, já com 29 anos de idade, decidiu aperfeiçoar-se em contraponto, fuga e composição no Conservatório Brasileiro de Música, RJ. Foi violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Aos 30 anos entrou em contato com H. J. Koellreuther e iniciou uma fase dodecafonista que durou anos. Em 1949, visitou Recife e entusiasmou-se pelos brinquedos folclóricos. Aceitou contrato de uma emissora local e estudou "in loco" os aspectos menos conhecidos do folclore nordestino, publicando, em 1955, a sua obra "Maracatus de Recife" (2ª edição de 1980). Procurou estilizar o frevo, o maracatu, o cabocolinho e o xangô e passou anos a fio em estações de rádio e televisão, manejando orquestrações de todo o gênero, sem se deixar contaminar pelo jazz, o que ocorreu com Radamés Gnattali.

Guerra Peixe foi notável instrumentador e escreveu obra numerosa, no setor clássico, de alta qualidade técnica. Foi um dos líderes da música nacionalista de sua época. Dentre suas peças orquestrais, recordo a sua "2ª Sinfonia", subtitulada “Brasília” (1960), "Museu da "Inconfidência" e “Tributo a Portinari". Compôs muita música de câmara, canções, peças para piano solo, violão etc. Recebeu, entre outras homenagens, o Prêmio Nacional da Música, da Funarte, pouco antes de falecer aos 79 anos. Foi membro atuante da Academia Brasileira de Música. Pela sua intensa e importante atividade na música popular, ao lado de sua produção erudita, merece verbete especial neste dicionário.



Vasco Mariz

Mais visitados
da semana

1 Festivais de Música Popular
2 Caetano Veloso
3 Música Sertaneja
4 Lupicínio Rodrigues
5 Hermeto Pascoal
6 Dorival Caymmi
7 Chico Buarque
8 Raul Seixas
9 Dona Ivone Lara
10 Daniela Mercury