Busca:

Guarabyra

Gutemberg Nery Guarabyra Filho
20/11/1947 Barra, BA

Dados Artísticos

Iniciou a carreira artística em 1967, no Rio de Janeiro, ao lado de Luiz Carlos Sá e Sidney Miller, participando do espetáculo de inauguração do Teatro Casa Grande (RJ). Em seguida, apresentou-se em shows pelo interior da Bahia. No final desse ano, participou do II Festival Internacional da Canção (TV Globo), vencendo a fase nacional com a música "Margarida", interpretada por ele próprio, acompanhado pelo Grupo Manifesto. Contratado pela TV Tupi (RJ), assinou a produção musical dos programas "Bibi ao vivo" e "Blota Jr.".

Em 1969, participou do Festival de Juiz de Fora (MG), classificando-se em 1º lugar com sua canção "Casaco marrom" (c/ Renato Correa e Danilo Caymmi), interpretada por Evinha.

Em 1971, atuou, ao lado de Augusto Marzagão, na direção do VI Festival Internacional da Canção, assumiu a direção artística do Festival de Juiz de Fora e assinou contrato com a gravadora Odeon.

Formou, nesssa época, com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix, o trio Sá, Rodrix & Guarabyra, com o qual gravou os LPs "Passado, presente e futuro"(1971) e "Terra" (1972).

Em 1972, foi premiado, com Luis Carlos Sá, pela autoria do jingle "Só tem amor quem tem amor pra dar", produzido para a campanha publicitária da Pepsi-Cola.

A partir de 1973, com o desligamento de Zé Rodrix do trio, passou a atuar em dupla com Luiz Carlos Sá.

Depois de 26 anos de dupla com Luiz Carlos Sá, retomou, com a volta de Zé Rodrix, a atuação em trio, cuja reestréia aconteceu no Rock in Rio III, em 2001. O trio foi, em seguida, contratado pela gravadora Som Livre, lançando o CD e DVD "Outra vez na Estrada - ao vivo".

Publicou o livro de ficção "O outro lado do mundo".

Em 2010, chegou ao mercado o CD “Amanhã”, gravado ao lado de Zé Rodrix e Guarabyra, em 2008. No repertório, suas canções “Logo eu, saudade” (c/ Luís Carlos Sá e Zé Rodrix), “Nós nos amaremos” e “Marina, eu só quero viver”, além de “Sonho triste em Copacabana” (Luís Carlos Sá e Zé Rodrix) e “Novo Rio” (Luís Carlos Sá), entre outras. O disco contou com arranjos e a produção musical do disco.

Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Tavito, Trio Esperança, Erasmo Carlos, Edson Montenegro, Ney Matogrosso, The Fevers, Cynara, Marisa Gata Mansa, Quarteto em Cy, Evinha, Danilo Caymmi, Golden Boys, Milton Banana Trio, Amelinha, Nilson Chaves, Roupa Nova, João Donato, Flávio Venturini, 14 Bis, Selma Reis, Agostinho dos Santos, Zizi Possi, Celly Campelo, Sérgio Reis, O Terço, Oswaldinho, Quarteto em Cy e Marcos Sabino, entre outros.

Entre seus maiores sucessos como compositor estão as canções "Mestre Jonas" e "Outra vez na estrada", ambas com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix, "Casaco marrom" (c/ Renato Correa e Danilo Caymmi) e "Espanhola" (c/ Flávio Venturini).

Mais visitados
da semana

1 Dorival Caymmi
2 Luiz Gonzaga
3 Elza Soares
4 Assis Valente
5 Caetano Veloso
6 Nelson Gonçalves
7 Jane e Herondy
8 Tom Jobim
9 Noel Rosa
10 Nelson Cavaquinho