Busca:

Grupo Molungo



Dados Artísticos

Grupo vocal e instrumental formado no ano de 2008 na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, e integrado por Iria Braga (voz e percussão), Cauê Menandro (voz, violão e percussão), Carlito Birolli (violão, voz e percussão), Caio Guimarães (percussão e efeitos), Gui Handa (baixo, cavaquinho e percussão) e Luís Piazzetta (voz, violão, guitarra e percussão). O nome "Molungo" em tradução literal quer dizer parceria e companheirismo na arte.
O grupo faz parte da nova geração de artistas do estado do Paraná, principalmente da capital, Curitiba, ao lado de Troy Rossilho, Luiz Felipe Leprevst e Santos Chagas, entre outros.
Os principais compositores do grupo são Carlito Birolli e Cauê Menandro, que além das parcerias com artistas locais compoem também com  André Abujamra (SP), Rodrigo Maranhão (RJ) e Mestre Moa do Katendê, da Bahia.
O grupo apresentou-se em diversas casas noturnas de Curitiba e vários festivais pelas cidades do estado do Paraná. Ainda no ano de sua criação, em 2008, o grupo participou do "Projeto Composições de Inverno", no Wonka Bar;  o show de abertura da "Mostra Imaginal da FAP, no Teatro Londrina e no Teatro da Universidade de Curitiba (TUC). Ainda em 2008 o grupo fez o show de abertura do "II Festival Curitibano de Circo", realizado no espaço cultural Ópera de Arame.
No ano de 2009 lançou o primeiro CD intitulado "Molungo", trabalho no qual contou com as participaçções especiais de André Abujamra (Ex-Karnakc e ex-Mulheres Negras), Sérgio Coelho (trombone), Leandro Teixeira (percussão), Odacir Mazzarolo (guitarra e craviola), Marcelo Oliveira (guitarra e craviola) e Cláudio Menandro (rabeca, violão e viola caipira). No disco o grupo interpretou "Sujeito samba" (Cauê Menandro e Carlito Birolli), "Esses caras" (Cauê Menandro e Carlito Birolli), "Meu maracatu" (Cauê Menandro, Gui Handa e Carlito Birolli), "Ijexá pra Oxum" (Cauê Menandro e Carlito Birolli), "Pra quê?", "A corda" (Cauê Menandro, Luís F. Leprevost e Carlito Birolli), "Samba dub" (Carlito Birolli e Rodrigo Ribeiro), "Dinheiro" (Cauê Menandro e Carlito Birolli), "Iansã", "Ponto de Ogum Beira Mar" (Cauê Menandro, Helô Mara e Carlito Birolli) e "Coco arruaceiro" (Cauê Menandro, Luís F. Leprevost e Carlito Birolli), além da faixa "Simetria". Para esta última foi gravado o primeiro clipe da banda. O CD teve show de lançamento em vários teatros na cidade de Curitiba, entre os quais Teatro do Sesc da Esquina. Neste mesmo ano de 2009 o grupo apresentou-se na "Mostra Imaginal da FAP, no Teatro Londrina e no Teatro da Universidade de Curitiba (TUC); no "II Festival de Composição Popular da FAP"; no "1º Festival de Inverno Samba Rock - abrindo o show de Diogo Nogueira" no Curitiba Master Hall; fez o lançamento do clipe "Simetria" no Bar Era Só O Que Faltava; Show "Amor na Moda" (com direção de Victor Sálvaro), no Hotel Boubon e participou do projeto musical "Brasil Independente", apresentando-se no Ambiental Bar.
No ano de 2010 o grupo fez diversas apresentações em vários espaços culturais e teatros da cidade de Curitiba, destacando-se Ambiental Bar (Projeto Brasil Independente); Teatro Regina Vogue (Projeto Circuíto Off da Oficiona de Música); Quadra Cultural do Bar do Torto (shows em homenagem a Pena Branca); Bar Casinha (Projeto Fora da Casinha); John Bull Muisc Hall (show em aprceria com as bandas locais Real Coletivo Dub e Locomotiva Dubem); Palco da Riachelo (Projeto Sambatuqes - Virada Cultural) e no Teatro Paiol (Projeto Terças Brasileiras no Paiol) com participação especial do músico e compositor cairoca Rodrigo Maranhão.
Em 2011 o grupo voltou a participar do "Projeto Terças Brasileiras no Paiol" e mais uma vez recebeu como convidado especial Rodrigo Maranhão. Ganhou o "Prêmio Lumen de Música Brasileira", da Rádio Lumen FM, de Curitiba. Participou do evento "Virada Cultural de Curitiba", "Festival UFSCAR de Música", da cidade de Sorocaba, em São Paulo e do "Festival Despertare", de Florianópolis (Santa Catarina).
No ano de 2012 o grupo fez shows no SESI PR e no Teatro do SESC Esquina, ambos em Cutitiba, além de show no Rio de Janeiro, desta vez no Espaço Solar Botafogo, na Zona Sul da cidade, no qual o grupo contou com as participações especiais da cantora e compositora Anna Ratto e do compositor Rodrigo Maranhão. Voltou a ganhar o "Prêmio Lumen de Música Brasileira", da Rádio Lumen FM, de Curitiba.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Noel Rosa
3 Eumir Deodato
4 Dorival Caymmi
5 Chico Buarque
6 Geraldo Pereira
7 Lupicínio Rodrigues
8 Pixinguinha
9 Assis Valente
10 Romildo