Busca:

Grupo Manifesto



Dados Artísticos

Grupo formado em 1965 por Gracinha Leporace (cantora solista), Lucinha (cantora solista), que passou mais tarde a atuar com o nome de Lucina, Junaldo (cantor solista), Augusto César Pinheiro (vocalista), José Renato Filho (vocalista), Gutemberg Guarabyra (compositor, violonista e cantor), Guto Graça Melo (compositor), Mariozinho Rocha (compositor e arranjador vocal) e Fernando Leporace (compositor e violonista). Ainda nesse ano, o conjunto realizou na TV Continental (RJ) a série de programas semanais "O mundo é nosso", levada ao ar nas tardes de sábado. Em uma das apresentações, recebeu na emissora as visitas de Nélson Motta, Elis Regina e Aloysio de Oliveira, então diretor artístico do selo Elenco da Philips, sendo, na oportunidade, contratado pela gravadora.

Em 1967, participou do II Festival Internacional da Canção com "Margarida" (Gutemberg Guarabyra), classificada em 1º lugar na fase nacional e em 3º lugar na fase internacional do evento. Gracinha Leporace foi premiada ainda como a melhor intérprete na fase nacional do festival. Ainda nesse ano, gravou seu primeiro LP, "Manifesto musical", com destaque para a canção vencedora do FIC e contendo também "Manifesto" (Guto Graça Melo e Mariozinho Rocha), "O mundo é nosso" (Fernando Leporace e Mariozinho Rocha), "Desencontro" (Amaury Tristão e Mário Telles), "Canção de esperar você" (Fernando Leporace) e "Por exemplo você" (Sueli Costa e João Medeiros Filho), entre outras.

Em 1968, lançou o LP "Grupo Manifesto nº 2", destacando-se no repertório as canções "Maria redentora" e "Garoto Paissandu", ambas de Mariozinho Rocha, "Bloco da vida" (Guarabyra e Capinam), ) e "Marianinha" (Fernando Leporace).

O conjunto atuou no cenário artístico durante três anos. Seus dois LPs foram relançados em CD pela gravadora PolyGram.

Mais visitados
da semana

1 José Camillo
2 Caetano Veloso
3 Jorge Portugal
4 Moreno Veloso
5 Rodrigo Vellozo
6 Mayck e Lyan
7 Tiee
8 Sivuca
9 Renato Barros
10 Noel Rosa