Busca:

Grande Otelo

Sebastião Bernardes de Souza Prata
18/10/1915 Uberlândia, MG
26/11/1993 Paris, França

Biografia

Ator. Cantor. Compositor.

Recebeu o sobrenome Prata da família tradicional que o criou, ainda em Uberlândia. Desde os oito anos de idade, costumava apresentar-se em frente aos hotéis de sua cidade natal, entretendo hóspedes e curiosos que passavam. Aos dez anos, acompanhou uma companhia de teatro que saiu em excursão para o Rio de Janeiro. Depois disso, passou a residir em São Paulo, com a família do maestro Fillipo Aléssio. Estudou no Liceu Coração de Jesus, na capital paulista. Recebeu rudimentos musicais do pai adotivo, que além do pequeno Sebastião, adotou uma menina chamada Abigail. Começou a ser chamado de Otelo pelo maestro que ministrava aulas de canto a Abgail Maia. Aprendeu a cantar "La bohême" e o maestro lhe disse que um dia iria cantar a ópera "Otelo". Passou a ser chamado de Otelo a partir de então. Quando foi para o Rio de Janeiro levado pelo produtor Jardel Jércolis recebeu dele o nome artístico de Grande Otelo, que segundo o próprio ator já seria uma piada quando ele aparecesse no palco tão pequeno.

Sua vida foi marcada por uma tragédia, o suicídio de sua primeira esposa, que antes de se matar, na década de 1950, também matou seu filho de colo. Em 1983, foi um dos homenageados no desfile da Escola de Samba Beija-Flor ("Grande Constelação de Estrelas Negras"), do qual participou na avenida, junto com outros artistas negros.

Ao desembarcar em Paris, às vésperas de seus 78 anos, quando estava a caminho do Festival dos Três Continentes, em Nantes, onde seria homenageado, sofreu um enfarte do miocárdio no próprio aeroporto Charles De Gaulle, onde morreu.

Mais visitados
da semana

1 Pixinguinha
2 Chico Buarque
3 Nelson Cavaquinho
4 Clementina de Jesus
5 Caetano Veloso
6 Lupicínio Rodrigues
7 Tom Jobim
8 Pedro de Sá Pereira
9 Noel Rosa
10 Francisco Alves