Busca:

Gracinha Leporace

Maria da Graça Leporace
20/1/1950 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Ingressou no cenário artístico em 1965, como cantora solista do Grupo Manifesto, ao lado de Lucinha (voz), que passou mais tarde a atuar com o nome de Lucina, Junaldo (voz), Augusto César Pinheiro (voz), José Renato Filho (voz), Gutemberg Guarabyra (compositor, violonista e cantor), Guto Graça Melo (compositor), Mariozinho Rocha (compositor e arranjador vocal) e Fernando Leporace (compositor e violonista. Com o grupo, venceu, em 1967, a fase nacional do II Festival Internacional da Canção interpretando a canção "Margarida" (Gutemberg Guarabyra), o que lhe valeu também o prêmio de Melhor Intérprete. A música ficou em 3º lugar na fase internacional do festival. Também com o grupo, gravou os LPs "Manifesto Musical" (1967) e "Grupo Manifesto nº 2" (1968), ambos posteriormente lançados em CD.

Ainda em 1968, lançou o LP "Gracinha Leporace", contendo as canções “Última batucada” (Sebastião Leporace), “ Rancho de Ano Novo” (Edu Lobo e Capinan), “Madrugada” (Sidney Miller), “Prece” (Vadico e Marino Pinto), “Mensagem” (Amaury Tristão e Roberto Jorge), “Canção da desesperança” (Fernando Leporace), “Saudade fez um samba” (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli), “Senhora Senhorita” (Guarabyra), “Sem saída” (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli), “Cantiga” (Dori Caymmi e Nelson Motta), “Em tempo” (Fernando Leporace e João Medeiros Filho) e “Chega de saudade” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes).

Em 1969, passou a atuar ao lado de Pery Ribeiro com Sergio Mendes no Grupo Bossa Rio, com o qual se apresentou no Midem e gravou os LPs "Bossa Rio" (196), "Alegria!" (1970) e "Bossa Rio: Live in Japan" (1970).

Vem participando dos discos lançados por Sergio Mendes, tendo obtido destaque no Brasil, em 1979. como vocalista da música "Horizonte aberto" (Sergio Mendes, Guto Graça Melo e Paulo Sergio Valle), faixa do disco homônimo de Sergio Mendes selecionada como tema de abertura da novela "Os Gigantes" (Rede Globo). Em 2006, participou da gravação da faixa "Mas que nada" (Jorge Benjor), do CD "Timeless", de Sergio Mendes, gravada com o grupo norte-americano Black Eyed Peas, que se tornou um grande sucesso internacional.

Mais visitados
da semana

1 Creone e Barrerito
2 Trio Parada Dura
3 Caetano Veloso
4 Noel Rosa
5 Tiee
6 Gilberto e Gilmar
7 O Trio do Brasil
8 Samara
9 Bruno e Marrone
10 Zé Paulo