Busca:

Gil Jardim

Gil Jardim
1958 São Paulo, SP

Dados Artísticos

Apesar de forte formação erudita, trabalhou também com música popular.

Discípulo do Maestro Olivier Toni, coordenou os Festivais de Música de Prados (MG), no período de 1986 a 1989.

No ano de 1990 trabalhou com a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, para a qual dirigiu alguns concertos aclamados, como os da série "Heineken Concerts", com Egberto Gismonti, tendo como convidado John McLaughlin.

Em 1993 e 1994, participou da equipe diretora da Universidade Livre de Música de São Paulo e dos festivais de inverno de Campos do Jordão, nos quais atuou como maestro da sinfonieta de bolsista e como maestro preparador do concerto realizado por Gunter Schuller.

Em 1995 e 1996, dirigiu a Filarmônica Brasileira em turnê nacional e internacional de Milton Nascimento e dezenas de concertos pelo país, com a mesma Filarmônica - Orquestra de Câmara que fundou.

No exterior, dirigiu a Camerata Mexicana (México), Brooklyn Academy of Music Symphony Orchestra (Nova Iorque, EUA) e a Royal Philarmonic Concert Orchestra (Londres, Inglaterra). Em seguida, com a Filarmônica Brasileira e convidados, realizou espetáculos em homenagem a Herivelto Martins e dirigiu, no Memorial da América Latina, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, nos espetáculos em tributo a Frank Zappa.

Em 1997, ao lado de Dori Caymmi e Leandro Braga, foi contemplado pelo "Encontro Nacional de Arranjadores", no Sesc - Pompéiaem São Paulo. No ano seguinte, realizou no Museu da Imagem e do Som, de São Paulo o "ABC Musical", em parceria com Naná Vasconcelos, envolvendo 100 crianças e orquestra. Esse projeto apresentado, a partir de 1995, nas principais capitais do país, sempre com crianças carentes. Também com Naná Vasconcelos e a Orquestra Sinfônica de Recife, realizou o concerto em comemoração ao aniversário da capital pernambucana.

Dirigiu a Filarmônica Brasileira em espetáculo da série "Chorando Alto", com Egberto Gismonti, no Sesc-Pompéia, SP. Neste mesmo ano lançou o projeto musical "O Soprador de Vidro" para o espetáculo de Ballet do Teatro Castro Alves. Entre outros, participaram do projeto: Adélia Prado, Carlos Nejar, Milton Nascimento, Celine Imbert, Naná Vasconcelos, Carlos Tarcha e André Mehmari. No mesmo ano, lançou o CD "O soprador de vidro", pela gravadora Núcleo Contemporâneo, com participações especiais de Milton Nascimento, Celine Imbert, Naná Vasconcelos, Carlos Tarcha, André Mehmari, Orquestra de Cellos de São Paulo e Stúdio Coral Feminino.

Mais visitados
da semana

1 Jorge Portugal
2 Renato Barros
3 Mayck e Lyan
4 Leo Canhoto e Robertinho
5 Festival MPB 80 (Rede Globo)
6 Noel Rosa
7 Renato e Seus Blue Caps
8 Sivuca
9 Tiee
10 Elizeth Cardoso