Busca:

Gerônimo



Dados Artísticos

Em 1985 o grupo MPB-4 interpretou "É d'Oxum" (c/ Vevé Calasans) no LP "Tenda dos milagres", da trilha sonora da mini-série homônima da Rede Globo. Nesse mesmo ano lançou pelo selo Nova República o LP "Mensageiro da alegria", no qual interpretou "Viver de amor" e "Olhar", ambas de autoria de Toni Duarte, "Corra lá" (c/ Carlinho Brown), "O maquinista" (c/ Hercules Valadares), "Marujada de Quebra-Ferro (c/ Vevé Calasans) e "Mameto Kalunga" (c/ Silvio Ricarti e Ricardo Amado), com participação do cantor Lazzo e ainda o sucesso "É d' Oxum". No ano seguinte, pelo Selo Nova República, Vevé Calasans gravou "Abracei o mar" (Vevé Calasans e Gerônimo), que contou com a participação de Marília Barbosa, "Guerreira" (Gerônimo, Toni Duarte e Vevé Calasans), faixa na qual Gerônimo cantou em dueto com Vevé Calasans e "Dá flor", parceria sua com Vevé Calasans.

No ano de 1989, pela gravadora EMI, lançou o disco "Dançarino", no qual interpretou "Maracangalha" (Dorival Caymmi), "Ouro" (Moraes Moreira e Fausto Nilo) e "Aos trabalhadores por direito", (Los constructores por derecho de Juan Formell), versão de Gerônimo, Dito, Vevé Calasans e Ildásio Tavares. Ainda nesse LP incluiu de sua autoria "Epílogo" (música de Gerônimo sobre poema de Gregório de Mattos), "Abra a boca e fecha os olhos II" (c/ Dito), "S'appele abaeté" (c/ Carlinhos Brown e Pintado do Bongô) e "Meu amor me ama", parceria com Ricardo Luedy.

Sua composição mais conhecida "É d'Oxum" foi regravada por Gal Costa com grande sucesso.

Em 2003 foi lançado para o mercado exterior uma caixa com 5 CDs " We are Bahia - We are the world of carnaval", contendo 20 anos de axé music. Desta caixa fez parte cantando, de sua autoria, "Eu sou negão" e "Jubiabá". Neste mesmo ano, Lucas Santtana, no disco "Parada de Lucas", interpretou de sua autoria "Cigarro Colomy", em parceria com Dito, e Maria Bethânia no disco "Brasileirinho" interpretou de sua autoria "Salve as flores", em parceria com o poeta baiano Ildásio Tavares.

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 Hermeto Pascoal
3 Dorival Caymmi
4 Caetano Veloso
5 Música Sertaneja
6 Luiz Gonzaga
7 Tom Jobim
8 Nelson Gonçalves
9 Daniela Mercury
10 Paulo César Pinheiro