Busca:

Germano Mathias

Germano Mathias
2/6/1934 São Paulo, SP

Biografia

Cantor. Compositor. Percussionista. Cuiqueiro.
Nasceu no bairro paulista de Barra Funda, ou como outros pesquisadores afirmam, no bairro de Pari, Zona Leste de São Paulo.
Filho de pai carioca e mãe paulistana.
Ainda menino, participava das rodas de samba dos engraxates da Praça da Sé e outras do centro de São Paulo como Praça João Mendes, Praça Clóvis Bevilacqua, Barra Funda e Rua Direita.
Aos 18 anos foi servir o Exército, apresentando-se na Artilharia Antiaéria, em Quitaúna.
Em 1951 passou a integrar a Escola de Samba Rosas Negras na qual tocava frigideira na bateria. Logo depois, transferiu-se para a Escola de Samba Lavapés.
Trabalhou no início da televisão no Brasil, sendo um dos primeiros a gravar jingles, inclusive o primeiro para a empresa Kellog's no Brasil.
Em março de 1967 recebeu o diploma de "Bacharel da Ordem da Palheta Dourada", do Grêmio Recreativo e Escola de Samba X-9", da cidade de Santos. Neste mesmo ano recebeu do jornalista Randal Juliano o título de "O Catedrático do Samba".
No final da década de 1960 mudou-se de São Paulo para o Rio de Janeiro, passando a residir no bairro de Copacabana, Zona Sul da cidade. A convite de Padeirinho da Mangueira, passou a integrar a Bateria da Mangueira, na qual tocou cuíca em dois desfiles da escola.
No início dos anos 70 voltou a residir em São Paulo.
Em 31 de agosto de 2010 o governo paulista o condecorou com a medalha "Ordem do Ipiranga".

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Assis Valente
3 Tom Jobim
4 Nelson Cavaquinho
5 João Gilberto
6 Música Sertaneja
7 Hermeto Pascoal
8 Gilberto Gil
9 Ary Barroso
10 Chico Buarque