Busca:

Gangrena Gasosa



Dados Artísticos

Banda de rock metal formada no Rio de Janeiro, no ano de 1993, integrada por Exu Tranca-Rua - baixo; Omulu - vocal;  Zé Pilintra - vocal; Exu-Mirim - bateria e Exu-Caveira - guitarra.
Foi a banda criadora do estilo musical "Saravá Metal", tendo como slogan "A banda mais macumbeira e desagradável do Brasil".
Em 1991 lançou o EP "Saravá Metal - Santo De Casa Também Faz Milagre", no qual a banda apresentou quatro faixas: "Despacho From Hell", "Pegue Santo Or Die", "Protesto Concreto" e "Saravá Metal". Três anos depois, lançou o segundo EP "Cambonos From Hell" com as faixas "Cambonos From Hell", "Matou a Galinha e Foi Ao Cinema", "Bath Of Descarrego", "Arizé" e "Artimanhas do Catiço". Neste mesmo ano de 1995 gravou o LP "Welcome to terreiro", no qual foram incluídas as faixas "Troops Of Olodum", "Gangrena Gasosa", "Saravá Metal", "Pegue Santo Or Die", "Fist Fuck Agréd", "Protesto Concreto", "Welcome To Terreiro", "Exú Noise Terror", "Pomba Gyra" e "Despacho From Hell". O disco foi lançado pelo Selo Rock It! E a banda fez shows no emblemático espaço do rock carioca, o Garage, no Aeroanta (São Paulo), em espaços de rock na cidade de Florianópolis e em outras capitais brasileiras. A partir de então a banda apresentou-se nos principais festivais de rock por todo o país, destacando-se "Festival de Goiânia - Noisefest", "Domination Rio Extreme Festival" e no Circo Voador, dividindo o palco com a banda Ratos do Porão.
No ano de 1999 lançou, de forma Independente, o CD "Smells Like a Tenda Spirita", no qual gravaram as músicas "Surf Iemanjá", "Bloodline Chupacabra", "Terreiro Do Desmanche", "Centro Do Pica Pau Amarelo", "Matou a Galinha e Foi Ao Cinema", "Benzer Até Morrer", "Hardcore Gangrena Dfc", "Timbalada De Caveira", "Headbanger Voice", "Exu Afirma Seu Ponto", "Pau De Fogo" e "Protesto Concreto".
No ano de 2001 a banda relançou, pelo selo musical Tamborete Records, o CD "Smells like a Tenda Spirita", no qual os pontos de macumba foram sampleados nos shows e passaram a ser incorporados na música pela nova formação que também incluía percussão. Com esse disco a banda fez turnê de lançamento com 28 shows pela  Alemanha, Áustria e em palcos do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Curitiba. Ainda em 2001 a banda lançou a coletânea "Toscaria Explícita" com as faixas "Matou a Galinha e Foi Ao Cinema", "Hardcore Gangrena Dfc", "Terreiro Do Desmanche", "Saravá Metal", "Welcome To Terreiro", "Fist Fuck Agrédi", "Exú Noise Terror", "Jardim", "Pegue Santo Or Die", "Exú Afirma Seu Ponto", "Benzer Até Morrer", "Despacho From Hell", "Troops Of Olodum / Surf Iemanjá", "Bloodline Chupacabra", "Timbalada De Caveira" e "Centro Do Pica Pau Amarelo".
Em 2006 lançou o EP (com seis músicas) intitulado "666", também pelo selo Tamborete Records, no qual foram incluídas as faixas "Se Deus é Dez Satanás é 666", "Chuta Que é Macumba", "Quem Gosta De Iron Maiden Também Gosta De Klb", "Eu Não Entendi Matrix", "Minha Sinceridade é Humanitária" e "Emboiolada".
No ano de 2010 a banda ganhou o primeiro lugar no "Festival Porão do Rock", do Circo Voador, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano fez show em Brasília, no palco do "Festival Porão do Rock - Brasília".
Em 2011, em comemoração aos 20 anos de carreira, a banda lançou o CD "Se Deus é 10 Satanás é 666" com as faixas "Artimanhas do Catiço" (Chorão 3 e Vladimir), "Quem gosta de Iron Maiden também gosta de KLB" (Chorão 3, Vladimir e Ângelo Arede), "Black velho" (Chorão 3 e Vladimir), "Eu não entendi Matrix" (Chorão 3, Vladimir e Ângelo Arede), "Fist fuck agredi" (Chorão 3, Max Cavallera e Alex Newport) "Minha sinceridade é humanitária" (Chorão 3, Vladimir e Ângelo Arede), "A Supervia deseja a todos uma boa viagem" (Chorão 3, Vladimir e Ângelo Arede), "Cambono from hell" (Chorão 3 e Vladimir), "Chuta que é macumba" (Chorão 3, Vladimir e Ângelo Arede) e "Emboiolada", de Ângelo Arede, além da faixa-título "Se Deus é 10 Satanás é 666" composta pelos integrantes da banda em parceria com o produtor artístico do disco e também vocalista Ângelo Arede. O disco, com participações especiais dos percussionistas Elijan Rodrigues e Anjo Caldas, foi lançado no Brasil pelo selo musical Tamborete Records Entertainment e no Japão pelo selo Karasu Killer Records. O clipe da faixa "Eu não entendi Matrix" atingiu mais de 140 mil acessos na internet. Neste mesmo ano de 2011 abriu o show "Odiosa Natureza Humana", da banda carioca Matanza, no palco do Circo Voador.
A banda tem em Zé do Caixão uma das principais referências, inclusive, participando do programa de entrevista do diretor cult.
Em 2013 foi lançado o documentário "Desagradável", dirigido por Fernando Rick, da produtora paulistana de filmes Trash Black Vomit. O filme foi lançado no evento "A Grande Roubada", no Espaço Acústico, no Rio de Janeiro, com show da banda e do grupo paulistano Zumbis do Espaço. O DVD do documentário também foi lançado neste mesmo ano e conta a história da banda a partir do ano de sua fundação, em 1990 até 2012 com depoimentos de vários artistas e admiradores, inclusive de Jello Biafra, ex-vocalista da banda americana de trash metal Dead Kenedys, além de depoimentos de integrantes e ex-integrantes sobre turnês pela Alemanha e Áustria em 2001, em São Paulo em 2012 e imagens de arquivo. Neste mesmo ano de 2013 a banda fez turnê por várias cidades da Europa. A banda costumava levar para o palco farofa, fubá, cebola, frango, litros de cachaça, velas pretas e vermelhas, entre outros despachos, para jogar no público presente e dividir com os fãs as comidas, muitas delas catada em encruzilhadas próximas aos teatros.

Mais visitados
da semana

1 Hermeto Pascoal
2 Caetano Veloso
3 Dorival Caymmi
4 Tom Jobim
5 Irmãs Galvão
6 Luiz Gonzaga
7 Festivais de Música Popular
8 Beth Carvalho
9 Nelson Cavaquinho
10 Chitãozinho e Xororó