Busca:

Gabrielzinho do Irajá


1997 Rio de Janeiro, RJ

Biografia

Cantor. Versador. Compositor. Partideiro.

Nasceu no bairro de Irajá, subúrbio do Rio de Janeiro e um dos redutos do samba carioca e também o bairro de um dos mais afamados blocos de emplogação da cidade, o Bloco Carnavalesco Bhoêmios de Irajá. Do bairro também despontaram para um público mais amplo o compositor e escritor Nei Lopes, o cantor e compositor Zeca Pagodinho, a cantora Dorina e o percussionista e compositor Darcy Maravilha.

Prematuro de sete meses, sofreu paradas cardíacas e respiratórias, ficando cego. Aos dois anos e meio já havia decorado a letra de "Resposta ao tempo", de Cristóvão Bastos e Aldir Blanc. Com três anos cantava em casa várias composições de Dorival Caymmi.

Participou da peça infantil "O Mágico de Óz", quando estudava no Instituto Benjamin Constant (instituição para ensino de cegos no Rio de Janeiro) chamando a atenção da escritora Gloria Perez que o convidou para participar da novela "América", da Rede Globo. Na época da novela, no ano de 2005, ele declarou em entrevista: "Estou lá para mostrar para muitas mães que as crianças cegas ou com qualquer outro tipo de deficiência não podem ficar em casa trancadas, escondidas, sem nem ir à escola. A gente precisa dar o exemplo".

Compôs o hino da Escola de Samba Mirim Os Filhos da Águia.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Assis Valente
3 Chico Buarque
4 Eumir Deodato
5 Dorival Caymmi
6 Noel Rosa
7 Caetano Veloso
8 Tom Jobim
9 Festivais de Música Popular
10 Romildo