Busca:

Fred Martins

Frederico Ribeiro Martins
14/6/1970 Niterói, RJ

Dados Artísticos

Começou a compor em meados dos anos 1980, em parceria com Marcelo Diniz e Manoel Gomes.

Trabalhou durante dez anos em transcrições para songbooks lançados pela Editora Lumiar, como os de Rita Lee, Noel Rosa, Gilberto Gil, Tom Jobim e Chico Buarque, entre outros.

Participou, em 1997, da coletânea "O Ovo" (RioArte/Dubas), que reuniu uma nova geração de compositores e cantores cariocas.

Em 1999, sua canção "Novamente" (c/ Alexandre Lemos) foi incluída no CD "Olhos de farol", de Ney Matogrosso, e fez parte da trilha sonora do seriado "Mulher" (Rede Globo).

Em 2001, Zélia Duncan gravou no CD "Sortimento" suas composições "Flores" (c/ Marcelo Diniz) e "Hóspede do tempo", parceria de ambos. Também nesse ano, lançou o CD "Janelas", contendo suas canções "Tempo afora", "Flores", "A chave", "Quero mais", "Não só pela chuva" e a faixa-título, todas com Marcelo Diniz, "Novamente" (c/ Alexandre Lemos), "996" (c/ Manoel Gomes), "Domingo e feriado" (c/ Suely Mesquita), "Uma simples canção" (c/ Manoel Gomes) e "O bastante" (c/ Roberto Bozzetti), além de "Fulô da maravilha" (Luiz Bandeira). O disco foi produzido por Rafael Ramos e contou com a participação de Marcos Suzano, Jurim Moreira e Fábio Fonseca.

Lançou, em 2004, o CD "Raro e comum", contendo suas composições "Telefonema", "Céu acima", "Todo mundo diz", "O samba me diz", "Sem você", "Sem horizonte", "De novo" e a faixa-título, todas com Marcelo Diniz, "Pescaria" (c/ Lucina) e "Cristalino", além de "A música em mim" (Lucina e e Lenita Lopez). O disco foi produzido por Patrícia Ferraz e contou com a participação de Ney Matogrosso (na faixa "Raro e comum") e Zélia Duncan (na faixa "A música em mim"), e dos músicos Marcos Suzano e DJ Marcelinho Da Lua. Também nesse ano, sua composição "Tempo afora" foi gravada no CD "Vagabundo", de Ney Matogrosso e Pedro Luís e A Parede.

Venceu, em 2006, o 9º Prêmio Visa de Música Brasileira/Edição Compositores e, como parte da premiação, gravou pela Eldorado o CD “Tempo afora”, lançado no ano seguinte.

Em 2008, lançou o DVD “Tempo afora”, uma parceria da gravadora Eldorado com o Canal Brasil, gravado ao vivo na casa Bourbon Street (SP), com direção de Paulo Henrique Fontenelle e a participação dos músicos Chico Chagas (acordeom), Fernando Caneca (guitarra) e Victor Bertrami (bateria). Nesse mesmo ano, fez show de lançamento do DVD na casa Cinemathèque Jam Club (RJ), tendo a seu lado os músicos Alex Rocha (baixo), Fernando Caneca (guitarra) e Victor Bertrami (bateria).

Mais visitados
da semana

1 Hermeto Pascoal
2 Noel Rosa
3 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
4 Festivais de Música Popular
5 Caetano Veloso
6 Jota Raposo
7 Gonzaguinha
8 Lundu
9 Tom Jobim
10 Sílvio Caldas