Busca:

Frank Aguiar

Francineto Luz de Aguiar
18/9/1970 Itainópolis, PI

Dados Artísticos

No início de 1997, após ter lançado o seu primeiro CD, a série "Um show de forró" trouxe-lhe o primeiro disco de ouro. Passou a fazer uma média mensal de 30 shows desde então arrastando multidões aos eventos. Sua música alcança alta audiência popular nos programas de rádio e TV. Recebeu mais dois discos de ouro pela vendagem do segundo e terceiro CDs respectivamente totalizando mais de 1.500.000 discos vendidos. É considerado por alguns o "Rei do movimento novo forró". Para suas apresentações utiliza apenas dois instrumentos: o teclado e a sanfona, acompanhados por sua voz e a de duas back vocals. Além de gravar suas próprias composições, sempre traz em seus discos músicas de compositores menos conhecidos de sua terra e de outros estados do Nordeste. Em 1998, comandou na Rádio Imprensa o programa "Frank Aguiar e amigos".

Em 1999, lançou seu oitavo CD no programa "Domingão do Faustão" da TV Globo, já recebendo disco de platina pela Abril Music, sua gravadora. O artista fechou o preço de seu CD por um valor bem inferior ao de mercado, para que seu público (formado marcadamente pelas camadas populares) tivesse condições de comprar. Deteve a soma de mais de 500.000 cópias vendidas em pouco mais de um mês do lançamento, o que já lhe indicou receber disco de platina duplo.

Em 2001 teve a composição "Homenagem às sogras", parceria com Luizinho de Iraçuba, incluída no CD "Pop dezmais", lançado em bancas de jornais pela Abril Music. No mesmo ano, lançou o CD "Minha prenda", pela Abril Music interpretando, entre outras, "Casa comigo", de Accioly Neto, "O amor rolou", parceria com Pedro Borges e "Neguinha boa", de Luis Wagner. Apresentou-se também em show na cidade de Nova Jers

ey, EUA. Em 2002, lançou o CD "Frank Aguiar volume 8", com destaque para "A cabeça domina o coração", parceria com Nivardo Paz, "Viajando nos ritmos brasileiros", parceria com Tatá Di Tao e Lelo e "Feche os olhos", versão de Renato Borges para música de Lennon e McCartney. Em 2003, apresentou-se em diversas festas de São João em vários estados nordestinos. No mesmo ano, apresentou-se com Elba Ramalho no programa Vídeo Show na TV Globo. Lançou novo CD em 2004, pela Sony Music interpretando entre outras, as músicas "Nheco vari nheco fun"; "Se meu amor não chegar"; "Nuvem Passageira" e "Toma juízo". No carnaval de 2006, a Escola de Samba paulista Tom Maior homenageou o Piauí com destacando a figura do cantor. Em 2005, comemorando seus 10 anos de sucesso, lançou seu primeiro DVD, na presença de milhares de pessoas na casa de shows Olympia, em São Paulo (SP).
Em 2009, gravou o álbum “Daquele Jeito”,  que, com repercussão positiva de público e crítica, foi indicado ao Grammy Latino no ano seguinte.
Em 2010, lançou o filme “Os sonhos de um sonhador”, que contou sua trajetória nos cinemas.
Em 2011, gravou o seu 19º álbum, “Forrozando nas Antigas”, resgatando seu estilo dos anos 1990.
Em 2012, celebrando 20 anos de carreira, lançou CD e DVD, pela Universal Music, com participações especiais de artistas como Simone e Simaria, Falamansa, Banda Calypso, Beto Barbosa, Banda Calcinha Preta, Maurício Manieri, Dorgival Dantas, Fernando Mendes, Reginaldo Rossi, Banda Calypso, Mastruz com Leite e Raça Negra.
No ano seguinte, lançou o disco "Safadin”, apenas com músicas inéditas, sendo a principal delas a faixa-título.
Em 2015, um de seus primeiros sucessos, "Casado Também Namora", integrou a trilha sonora da novela "A Regra do Jogo", exibida em horário nobre pela Rede Globo de Televisão.
Em 2016, lançou o álbum "O cãozinho dos teclados - ao vivo".
No ano seguinte, apresentou a música de trabalho "Felicidade", em parceria com a cantora Luma.

Mais visitados
da semana

1 Hermeto Pascoal
2 Caetano Veloso
3 Dorival Caymmi
4 Tom Jobim
5 Luiz Gonzaga
6 Festivais de Música Popular
7 Ângela Maria
8 Beth Carvalho
9 Irmãs Galvão
10 Chitãozinho e Xororó