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Fon-Fon

Otaviano de Assis Romero Monteiro
31/1/1908 Santa Luzia do Norte, AL
10/8/1951 Atenas, Grécia

Dados Artísticos

Iniciou a carreira artística em 1930 como integrante da Orquestra de Romeu Silva, com quem excursionou pela Argentina. Em 1933, fez sua primeira gravação, interpretando ao saxofone o choro "Cláudio", de Paulino de Oliveira Santos, com acompanhamento de conjunto regional.
Em 1935, criou sua primeira orquestra, para atuar no Cassino Assyrio no Rio de Janeiro, e que contou, entre outros, com Zaccarias na clarineta, Fats Elpídio no piano, Pernambuco no piston e Moysés Friedman na bateria. Foi o primeiro maestro de orquestras no Brasil a utilizar naipes de saxofones e metais, dando a sua orquestra uma sonoridade especial. Em 1941, excursionou com sua orquestra para a Argentina. Em 1942, acompanhou com sua orquestra, na Odeon, Ataulfo Alves e Sua Academia na gravação do clássico samba "Ai! Que saudades da Amélia", de Ataulfo Alves e Mário Lago.
Em 1944, gravou com sua orquestra na Odeon a polca "Rato, rato", de Casemiro Rocha e Claudio Manoel da Costa e o choro "Deixa por minha conta", de Orlando Costa, o Cipó. No mesmo ano, a cantora Odete Amaral gravou seu choro "Murmurando", com letra de Mário Rossi, que se tornou um clássico do choro cantado. Na Odeon, acompanhou, entre outros, Francisco Alves; Gilberto Alves; Ataulfo Alves; Odete Amaral; Jararaca e Ratinho; Dircnha Batista; Moreira da Silva; Joel e Gaúcho; Almirante; Emilinha Borba; Raul Torres e Serrinha e Aracy de Almeida.
Em 1945, gravou com sua orquestra a valsa "Turbilhão de amor" e o choro "Odeon", ambas de Ernesto Nazareth. Em 1946 gravou os choros "Um baile em Catumbi", de Eduardo Souto e "Murmurando", de sua autoria, e também seu grande sucesso. Em 1947, gravou com sua orquestra os choros "Urubu malandro", de Lourival Carvalho e "Remeleixo", de Felisberto Martins e com sua orquestra e Coro Odeon os frevos canção "Já vai tarde", de Nelson Ferreira e "Você não pensaou", de Rotílio Santos. No ano seguinte, gravou com sua orquestra, mais dois choros de Eduardo Souto, "No meu tempo era assim" e "É assim que eu gosto".
Ainda em 1947, recebeu convite do Club Champs Elysées e foi com sua orquestra para Paris, permanecendo na Europa por quatro anos, apresentando-s em diversos países, inclusive na Grécia, onde faleceu prematuramente. Nessa excursão, gravou pelo selo London o LP "Fon-Fon et as musique du Brésil", não editado no Brasil. Em 1951, foi lançado pelo selo London, da Inglaterra, o LP de 10 polegadas "Fon Fon Brazilian Rhytms" que contou com a participação vocal da cantora Horacina Correia nas faixas "Na Baixa do Sapateiro", de Ary Barroso, "Deseo", de Bienvenido Granda, "Passo do Ginga", de Sá Róris, "Chiquita Bacana", de João de Barro e Alberto Ribeiro, "Jacarepaguá", de Paquito, Romeu Gentil e Marino Pinto, "Terra Seca", de Ary Barroso, e "Zumba", de Murilo Caldas e Moysés Friedman, ainda fizeram parte do disco as faixas instrumentais "Os Pintinhos no Terreiro", de Zequinha de Abreu, e "Remechendo", de Radamés Gnattali.

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