Busca:

Floriano Belham

Floriano da Costa Belham
3/2/1913 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Realizou sua primeira gravação em 1930 na RCA Victor, registrando com grande sucesso "Mamãezinha está dormindo", de André Filho e "Canção do ceguinho", composição de Cândido das Neves.

Por seu corpo franzino e voz infantil, era rotulado nos selos dos discos como "O menino Floriano Belham". No ano seguinte, gravou as canções "Sinhá", de Caninha e "Cinzas de amor", de Cândido das Neves. Ainda em 1931, fez sucesso com o fox-canção "A carícia de um beijo", de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano e com a canção "Quando a noite desce", composição de Roberto Borges e André Filho. Por essa época foi contratado do Programa Casé.

Afastou-se das gravações até 1935, ano em que registrou o samba-canção "Saudades do meu barracão", primeiro sucesso nacional do compositor Ataulfo Alves. Nesse mesmo ano, gravou as valsas-canção "O vestido das lágrimas" e "Soluço", ambas composições da dupla Sílvio Caldas - Orestes Barbosa. Em 1936 gravou de André Filho a canção "No apartamento risonho" e a valsa "Marisa". Em 1938, abandonou a carreira artística, tendo gravado um total de oito discos em 78 rpm.

Mais visitados
da semana

1 Jorge Portugal
2 José Camillo
3 Caetano Veloso
4 Festival MPB 80 (Rede Globo)
5 Rodrigo Vellozo
6 Moreno Veloso
7 Mayck e Lyan
8 Sivuca
9 Renato Barros
10 Irmãs Galvão