Busca:

Fernando Merlino

José Fernando Appolonio Merlino
11/4/1960 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira artística tocando em bailes e casas noturnas, como integrante da Orquestra do Maestro Cipó e do grupo de Chiquinho do Acordeon.

Em 1980, foi contratado como instrumentista pela TV Globo, tendo gravando diversas trilhas e vinhetas para novelas e programas da emissora.

Dois anos depois, começou a fazer parte da banda de Emílio Santiago, atuando com o cantor em shows pelo Brasil e no exterior.

Em 1992, formou seu grupo, Kabbalah, juntamente com Zé Carlos Santos e Heber Calura (Jacaré), com o qual gravou um CD indicado para o Prêmio Sharp como Melhor Disco de Música Instrumental. Participou, com o conjunto, de diversas gravações, além de ter gravado quatro discos para o Japão.

No ano seguinte, montou, com Leny Andrade, o show "Juntos".

Convertido ao cristianismo em 1997, vem participando, desde então, de trabalhos com o grupo evangélico Tabernáculo de Davi e com o grupo Complexo J., com o qual atua em igrejas e cruzadas evangelísticas.

Atuou como instrumentista e arranjador, ao lado de Roberto Menescal, em gravações de discos da venezuelana Luz Marina, da japonesa Utsumi Miyuki, do grupo instrumental japonês The Square e da cantora Lisa Ono, além de ter participado dos discos das cantoras Marília e Cris Delanno, lançados no mercado japonês pelo selo Zico Label.

Participou, também, de trabalhos de artistas do Norte e do Nordeste do Brasil, como Nilson Chaves, Vital Lima, Eudes Fraga e Amadeu Cavalcanti, entre outros.

Ao longo de sua carreira, acompanhou, em shows e gravações, artistas como Leny Andrade, Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Simone, Chico Buarque, Elba Ramalho, Nélson Gonçalves, Banda Eva, Rosa Passos, Leila Pinheiro, Martinho da Vila, Alcione, Fátima Guedes, Beth Carvalho, Wanda Sá, Leci Brandão, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Jamelão, Jair Rodrigues, Roberto Menescal, Baby do Brasil, Banda Eva, Pery Ribeiro, Paulo Moura, Rildo Hora e Jorge Aragão, entre outros. Acompanha, em shows, o cantor Martinho da Vila e o grupo Kiloucura.

Ao lado de um quarteto de cordas formado por Déborah Cheyne (viola), Martina Ströher (violoncelo) Ana de Oliveira (violino) e Denise Pedrassoli (violino), lançou, em 2011, o CD “Serestas brasileiras”, com as faixas “Último desejo”, “Silêncio de um minuto” e “Quando o samba acabou”, todas de Noel Rosa, “Eu sonhei que tu estavas tão linda” (Lamartine Babo e Francisco Matoso), “Malandrinha” (Freire Júnior), “Velho realejo” (Custódio Mesquita e Sady Cabral), “Sorris da minha dor” (Paulo Medeiros), “Mágoas de caboclo” (J. Cascata e Leonel de Azevedo), “Número um” (Benedito Lacerda e Mario Lago), “Guacyra” (Hekel Tavares e Joracy Camargo), “Se ela perguntar” (Dilermando Reis e Jair Amorim) e “Última inspiração” (Peterpan).

Mais visitados
da semana

1 Tiee
2 Bruno e Marrone
3 Pixinguinha
4 Luiz Gonzaga
5 Eumir Deodato
6 Raul Seixas
7 Nelson Gonçalves
8 Garoto
9 Elza Soares
10 Ricardo Cravo Albin