Busca:

Fernando Gama

Fernando Guimarães Gama
30/6/1955 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira musical em meados dos anos 1970, como baixista do Vímana. Com a dissolução do grupo, foi convidado a integrar a banda de Patrick Moraz (do Yes), com a qual gravou um disco, lançado na Europa.

Em 1979, passou a fazer parte do conjunto Os Mutantes, participando do primeiro disco solo de Sérgio Dias (guitarrista do grupo) com o violinista indiano L. Shankar.

Nos anos 1980, atuou como baixista da banda de Marcio Montarroyos, ao lado de Ricardo Silveira, Leo Gandelman, Alfredo Dias Gomes e Victor Biglione.

Em 1981 gravou, com o guitarrista norte-americano Pat Metheney, uma participação no disco de Célia Vaz.

Como músico de estúdio, participou de gravações e shows de Ivan Lins, Luiz Melodia, Toninho Horta, Tom Jobim, Chico Buarque, Pepeu Gomes, Roberto Carlos, Selma Reis e Leila Pinheiro, entre outros.

Lançou, em 1983, o compacto simples "Rastros e riscos", contendo a canção-título e "Saudade do futuro", ambas de sua autoria, tendo classificado a primeira para a final do "Festival dos Festivais" (TV Globo). O disco contou com a participação de Ricardo Silveira (guitarra), Luciano Alves, Lincoln Olivetti e Robson Jorge (teclados), Leo Gandelman (sax), Jamil Joanes (baixo), Jurim Moreira (bateria) e Dom Chacal (percussão).

Dentre os intérpretes de suas músicas destacam-se Sérgio Dias, Patrick Moraz, Tim Maia, Joana, Maria Creuza e Boca Livre.

Atuou também na criação de jingles, trilhas comerciais e vinhetas para rádios, como a da Rádio Alvorada FM, do Rio de Janeiro.

Participou do projeto de criação e gravação de disco com 30 histórias infantis, lançado pela Editora Abril.

A partir de 1992, tornou-se um dos integrantes do Boca Livre, atuando como cantor e violonista. Com o grupo, gravou os CDs "Dançando pelas sombras" (1992), "Song Boca" (1995), "Americana" (1996), "Boca Livre convida: 20 anos" (1998) e "Boca Livre e 14 Bis - Ao vivo" (2000), participando, ainda, do disco solo de Jon Anderson (vocalista do Yes). Paralelamente ao trabalho com o conjunto, lançou em 1995 o CD "Fernando Gama", com composições próprias e participação de Eduardo Souto Neto, Fernando Moura, João Braga, Zé Lourenço e Luciano Alves, nos teclados, João Pedro Dias, na guitarra, Pascoal Meirelles e César Machado, na bateria, Marcelo Costa, Marcelo Salazar, Marcos Suzano e Nacho Mena, na percussão, Widor Santiago, no sax alto, e Zé Nogueira, no sax soprano, além da participação vocal de Betina Grazziani, Jurema de Cândia e Boca Livre.

Vem se apresentando também, com seu trabalho solo, em várias cidades brasileiras, interpretando suas canções, ao lado de músicas de Tom Jobim, Milton Nascimento e João Pernambuco, entre outros compositores.

Mais visitados
da semana

1 Vinicius de Moraes
2 Durval e Davi
3 Tiee
4 Festivais de Música Popular
5 Creone e Barrerito
6 Martha Rocha
7 Luiz Gonzaga
8 Mayck e Lyan
9 Noel Rosa
10 Gilberto Monteiro