Busca:

Fernando Costa

Fernando Luiz da Costa
10/8/1951 10/8/1951 Rio de Janeiro, RJ Rio de Janeiro, RJ

Não deixe de ver:

Dados Artísticos

Integrou a Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 1966, fundou, juntamente com Ricardo Costa (bateria) e Zé Maria (pianista), o Terra Trio, grupo que acompanhou a cantora Maria Bethânia entre 1967 e 1991.

Em 1969, como integrante do Terra Trio, gravou o LP "Terra à vista".

Em 1972, participou de turnê de shows na Alemanha com Paulinho da Viola, seu parceiro na canção "Choro negro".

Atuou, como instrumentista e arranjador, com diversos artistas como Marisa Gata Mansa, Martinho da Vila, Nara Leão, Luiz Eça, Rildo Hora e Juarez Araujo, entre outros.

Em 1979, casou-se com a cantora Deli Alves, com quem vem se apresentando desde então.

Em 1980, viajou para a Kopenhagen, onde participou do "Festival Brasileiro". Em seguida, seguiu para Bruxelas, onde atuou, durante quatro meses, no espetáculo "Brasil tropical", dirigido por Edvaldo Carneiro. Fixou residência nessa capital até 1983, excursionando por diversos países europeus com o trabalho "Bossa do Brasil". Apresentou-se em diversos espaços culturais, como Le Discophage, Hotel PLM e Restaurante Chez Ody, em Paris (França), September Club (Antuérpia), Le Grand Cafè e Brussel Jazz Club, em Bruxelas (Bélgica), realizando turnês pela Alemanha Ocidental e Itália.

Voltou para o Brasil em 1983, apresentando-se, em 1984 e 1985, na casa noturna Alô Alô (RJ), de Ricardo Amaral.

Em 1986, produziu e gravou no LP "Montparnasse", de Deli Alves, que contou também com a participação de Jaques Morelenbaum (violoncello), José Alves da Silva (violino) e Juarez Araujo (sax), entre outros. O disco teve show de lançamento na Sala Molière (RJ).

Dois anos depois, apresentou-se no Piantella Bar e no espaço cultural Park Shopping. Participou, ainda em 1988, do II Festival Latino Americano de Arte e Cultura e de duas oficinas de música realizadas na Sala Funarte (RJ).

Entre 1990 e 1992, atuou no Restaurante Buffalo Grill (RJ).

Em 1992, apresentou-se em Franca e Ribeirão Preto (SP).

Em 1993 e 1994, voltou a atuar no Restaurante Buffalo Grill, tendo sido responsável pelo Projeto Clubinho, que contou com a participação de Celeste Julia (com o show "Billie Holliday"), Áurea Martins e Nonato Luis. Realizou, ao lado de Deli Alves, o show "Togetherness".

Em 1994, apresentou-se em Curitiba (PR), no Teatro Paiol e no Saul Trompete Bar.

No ano seguinte, realizou o show "Passarelas", resgatando sucessos de 30 anos de MPB.

Em 1996, apresentou-se na Chopperia Monica, em Barra do Piraí (RJ). Ainda nesse ano, participou da Festa do Boi-Bumbá, em Parintins (AM).

Em 1998, atuou, com Deli Alves e Áurea Martins, no show "Cantoras da noite", realizado no Teatro Rival (RJ).

No ano seguinte, apresentou-se com Deli Alves, Ricardo Costa, Manuel Gusmão e Bebeto Castilho no espetáculo "No Tom da bossa", realizado no Bar do Tom (RJ). Ainda em 1999, acompanhou Carlos Eduardo Dollabella em diversos shows realizados no Rio de Janeiro e em Miami (Flórida, EUA).

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Hermeto Pascoal
3 Dorival Caymmi
4 Tom Jobim
5 Jackson do Pandeiro
6 Nelson Cavaquinho
7 Roberto Carlos
8 Cartola
9 Luiz Gonzaga
10 Nelson Gonçalves