Busca:

Feitiço do Villa



Dados Artísticos

Bloco carnavalesco fundado em 5 de março de 2010 por músicos como o maestro Carlos Prazeres e simpatizantes de música clássica, entre os quais Heloísa Fischer e Luiz Alfredo Moraes, ambos criadores do site de música clássica "VivaMúsica!".
A camiseta do bloco ficou a cargo do ilustrador Bruno Liberati, o músico Marcelo Caldi cuida dos arranjos e do repertório do bloco, enquanto Roberto Rutigliano organiza o naipe de percussão.
A ideia de fundação do bloco deu-se por um desejo antigo de alguns músicos de orquestra, mas ligados ao carnaval carioca através de blocos carnavalescos que desfilam pela cidade e ainda pelo fato de o dia 5 de março (Dia da Música Clássica) cair justamente no sábado de carnaval, além de ser o dia de nascimento do patrono Heitor Villa-Lobos.
O nome "Feitiço do Villa" foi escolhido, após votação apertada, por fazer alusão, em trocadilho, a uma composição de Noel Rosa e o patrono da música erudita brasileira, o maestro Heitor Villa-Lobos, nascido em 5 de março de 1887. O bloco carnavalesco mistura instrumentos do mundo dos concertos, tais como fagote, oboé e viola, com cavaquinho e instrumentos de percussão, além de cantor lírico e um puxador de samba. No repertório do bloco incluem-se músicas de carnaval de vários períodos e gêneros como marchinhas e sambas, misturadas ao repertório tradicional de clássicos. O bloco também é composto pela bateria do grupo Mulheres de Chico. O primeiro samba do bloco foi composto pelo maestro Edino Krieger em parceria com seu filho o músico e compositor Edu Krieger. Neste mesmo ano de 2010 o bloco apresentou-se na Fundição Progresso (dirigida por Perfeito Fortuna), no "1º Baile de Carnaval Sinfônico dos Arcos da Lapa", junto a outras atrações como a Orquestra Petrobras Sinfônica, Cordão do Boitatá, Bloco Céu da Terra, Bia Paes Leme, Cristóvão Bastos, Maurício Carrilho, Marcelo Caldi, Teresa Cristina, Pedro Miranda, Kiko Horta, Eduardo Dussek e Serjão Loroja, com direção artística de Karen Acioly. Os ensaios do bloco acontecem todas as segundas-feiras no espaço ProArte, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Mais visitados
da semana

1 Elis Regina
2 Ronaldo Bôscoli
3 Noel Rosa
4 Irmãs Galvão
5 Caetano Veloso
6 Isolda
7 César Camargo Mariano
8 Chitãozinho e Xororó
9 Tom Jobim
10 Luiz Gonzaga