Busca:

Fardel

Aldemar Guapiassú
23/4/1915 Rio de Janeiro, RJ
29/9/1996 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Em 1945, teve sua primeira composição gravada, o samba "Salve a Vila", parceria com Estevão Camargo, lançada na voz de Gilberto Alves na Odeon.

Em 1946, teve a marcha "Cadê Ritinho", parceria com Estevão Camargo, gravada por Gilberto Alves na Victor. Sua composição "Vai amanhecendo" foi executada como prefixo do Programa Calendário Kolynos nos anos de 1946 e 1947. Emilinha Borba interpretou posteriormente esta música em alguns programas de Rádio. Marlene também lançou algumas de suas músicas como os sambas "Loucura do Samba" e "Jegue", interpretados no Programa de Manoel Barcelos em 1947.

Em 1950, Gilberto Alves gravou o samba "Meu apito", também parceria com Estevão Camargo, e Cyro Monteiro lançou na RCA Victor o samba "Os Coroas têm Cartaz". Em 1952, teve três composições com Estevão Camargo incluídas na trilha sonora do filme "Mulher do Diabo", de Milo Harbic, na voz de Elizeth Cardoso. Em 1954, a música "Conheça o Gigante" foi interpretada por Dircinha Batista e Orquestra da Rádio Nacional. Essa música foi premiada no Programa "Em Primeira Audição da Esso Standard do Brasil". Em 1955, o choro "Dó - Ré - Mi - Fá" foi gravado por Ademilde Fonseca com orquestra na gravadora Todamérica.

Em 1961, teve seis composições gravadas por Carlos Estevão: "Desilusão", "Saracoteando", "Estou em todas", "Naquela Base" e "A Voz do Coração".

Em 1969, seu samba "Moreninha boa", com Estevão Camargo foi gravado por Cyro Monteiro no LP "Meu samba, minha vida", da Copacabana. Nesse ano,o samba "Vai Amanhecendo" foi gravado por J. B. de Carvalho no LP "J. B. de Carvalho na onda jovem". Em 1970, teve a música "Você", gravada por Carlos José no LP "Uma Noite de Seresta, Vol. V, da CBS.

Várias de suas composições foram executadas ao vivo mais de uma vez, a ponto de se tornarem conhecidas pelo público, mesmo sem terem sido gravadas comercialmente. Um exemplo disso é "Chorinho a Dois" na voz de Ademilde Fonseca. Compôs aproximadamente 400 músicas entre sambas, sambas-canções, sambas-batucadas, sambas-maxixes, sambas-jongos, sambas-choros, marchas, marchinhas, marchas-portuguesas, valsas, baiões, foxes, chorinhos, batucadas, xotes, boleros, canções, rumbas, viras, tangos, tangos-canções, canções-sertanejas, choros, marchas-ranchos, modinhas e retretas.

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 João Gilberto
3 Geraldo Pereira
4 Tom Jobim
5 Caetano Veloso
6 Pixinguinha
7 Música Sertaneja
8 Noel Rosa
9 Jackson do Pandeiro
10 Chitãozinho e Xororó