Busca:

Fabiano Borges

Luís Fabiano Farias Borges
16/5/1983 Brasília, DF

Dados Artísticos

Seu repertório compreende músicas do violão popular latino-americano e peças do violão erudito, além da inserção de elementos da música flamenca, dos quais se aprimorou quando esteve em Madrid em 2006.
Em 2002, recebeu o primeiro lugar como compositor no “IV FEMIB” (Festival de Música Instrumental Brasileira), promovido pelo SESC de Brasília.
Em 2004 participou, em duo com violinista Patrick de Jongh, do programa “Conversa de Músico”, exibido pela TV Senado. O programa foi gravado no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF). Tornou a gravar esse mesmo programa em 2007, apenas com o violão de sete cordas, no qual apresentou seu trabalho solo e discorreu acerca do tema de sua dissertação de mestrado desenvolvida na UnB.
Em 2006 se apresentou no Instituto Brasileiro-Equatoriano de Cultura (IBEC), da Embaixada Brasileira em Quito (Equador); na Casa de Cultura San Blas, de Cusco (Peru); na Escuela Nacional Superior de Folklore José Maria Arguedas, de Lima (Peru). Nesse mesmo ano participou do “XVII Festival de Pulso y Púa”, em La Coruña (Espanha), ao lado do bandolinista Jorge Cardoso e do violonista Carlinhos Sete Cordas. Fez apresentações solo e com grupos locais em Hamburgo, na Alemanha.
Em 2007 participou do “XVIII Festival Internacional de Guitarra do ICPNA” (Instituto Cultural Peruano Norte Americano), em Lima. Realizou uma série de apresentações na capital peruana e fez um concerto na Aliança Francesa de Quito a convite do IBEC.
Em 2008 participou, a convite do Consulado brasileiro, da “Quinzena Cultural Brasileira”, em Córdoba (Argentina). Fez palestras na Universidade Nacional de Córdoba (UNC).
Em 2009 foi convidado para se apresentar, ao lado da cantora Vanessa Pinheiro, no Plenário do Senado Federal, em comemoração ao “Dia da Democracia”. Nesse mesmo ano realizou diversos concertos em Brasília com o violonista argentino Diego Martín Castro, o chamado “Duo do Mercosul”, que contou com um repertório de peças brasileiras e argentinas.
Em 2010 participou do programa “Artist-in-residence” da UCLA (University of California, Los Angeles), a convite do Departamento de Etnomusicologia da UCLA, no qual ministrou aulas e concertos na própria universidade.  Foi o mais jovem homenageado, pelo Instituto Cervantes de Brasília, como “Cervantino de Honra”. Dentre os dez homenageados na ocasião, estava o Ministro da Educação Fernando Haddad. Ainda em 2010 realizou inúmeras apresentações musicais com o concertista cubano Alexis Méndez. Participou do “VIII Festival Internacional de Guitarra – Arequipa 2010”, importante evento de violões que ocorre no sul do Peru.
Em 2011 lançou seu primeiro CD (duplo) solo ”Sete Cordas”, com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Nesse mesmo ano realizou concertos na Espanha, Armênia, a convite da Embaixada Brasileira em Ierevã, México e Cuba.
Integrou a Orquestra de Violões de Brasília, com a qual gravou o CD do grupo Malaika, lançado em 2008, e participou do projeto “Fado Chorado e Choro Fadado”, que propunha uma confluência musical entre o fado português e o choro brasileiro.
Foi membro da diretoria da “Associação Brasiliense de Violão” (BRAVIO), entidade que fomenta, em parceria com o SESC de Brasília, a atividade violonística na capital federal, por meio da participação de violonistas brasileiros e estrangeiros.
Em 2012 viajou em turnê pela Europa, apresentando-se na Espanha, dividindo o palco com o bandolinista cearense Jorge Cardoso; Portugal, onde ministrou aulas e realizou um concerto na Universidade de Aveiro; Itália, onde participou de um programa latino-americano apresentado pelo violonista italiano Stefano Raponi; França, onde apresentou um concerto que contou com a participação da pianista Maria Inês Guimarães e do grupo de choro local Saturnino; Alemanha, em concerto que contou com a participação do clarinetista Wilfried Berk; Sérvia, onde realizou um concerto realizado pela Embaixada Brasileira em Belgrado, no Centro Cultural Palilula, que contou com a participação da flautista sérvia Tijana Krstic.

Mais visitados
da semana

1 Dona Ivone Lara
2 Leo Canhoto e Robertinho
3 Criolo
4 Neuber Uchôa
5 Geraldo Pereira
6 Hermeto Pascoal
7 Paulo Russo
8 Noel Rosa
9 Luiz Gonzaga
10 Martinho da Vila