Busca:

Erlon Chaves


9/12/1933 São Paulo, SP
14/11/1974 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Ingressou na carreira artística, como pianista de casas noturnas, na década de 1950, quando teve a oportunidade de conhecer muitos músicos e a desenvolver técnica jazzística.

Como cantor, fez sucesso, com a versão de "Matilda", calipso criado por Harry Belafonte, no final dos anos 1950.

Trabalhou até meados dos anos 1960 na TV Excelsior de São Paulo, compondo uma sinfonia que tornou-se prefixo da emissora por muitos anos.

Em 1965, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na TV Tupi e na TV Rio. Nesta emissora, chegou a exercer a função de diretor musical, sendo um dos responsáveis pela realização do I Festival Internacional da Canção em 1966, evento para o qual compôs um prefixo até hoje utilizado em versões mais atuais dos festivais da TV Globo.

No V FIC, realizado pela TV Globo em 1970, regeu um coro de 40 vozes que posteriormente passou a atuar com o nome de Banda Veneno, acompanhando o cantor Jorge Ben (Benjor atualmente). Fez sucesso com a música "Eu também quero mocotó" (Jorge Ben) e seguiu carreira solo com grande êxito.

Teve intensa atuação como arranjador, trabalhando em discos e shows de grandes nomes da música brasileira e internacional.

Em 1968, acompanhou Elis Regina em sua excursão a Paris, quando a cantora se apresentou no Olympia. Gravou com Paul Mauriat um LP contendo músicas brasileiras: "Águas de março" (Tom e Paulo César Pinheiro); "Como dois e dois" (Caetano Veloso); "Construção" (Chico Buarque); "Dona Chica" (Dorival Caymmi) e "Testamento" (Toquinho e Vinícius).

Em 1973, gravou pela Phillips o LP "As dez canções medalha de ouro", com destaque para "Casa no campo" (Zé Rodrix e Tavito) e "Amada amante" (Roberto Carlos e Erasmo Carlos).

Faleceu no ano seguinte.

Mais visitados
da semana

1 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
2 Sant'Anna
3 Noel Rosa
4 Festivais de Música Popular
5 Hermeto Pascoal
6 Moacir Bedê
7 Gilberto Gil
8 Nelson Cavaquinho
9 Candeia
10 Caetano Veloso