Busca:

Emerson Leal

Emerson Mariano Ribeiro Leal
17/08/1978 Salvador, BA

Dados Artísticos

Em 2001 fez o seu primeiro show solo “Arte final”, no Teatro Dias Gomes, em Salvador, no qual apresentou seu trabalho autoral.
Em 2002 fundou a banda “Oda Mae Brown”, na qual tocava guitarra, cantava e também compunha, ao lado de seus ex-colegas de Ensino Médio Fabrício Mota (guitarra), Washington Araújo (contrabaixo) e Janilton Cerqueira (bateria).
Nos anos de 2004 e 2005 participou do “Festival Universitário de Música da Bahia” (UNIFEST), sendo finalista nas duas edições com as respectivas músicas “Não sacaneie meu fusca” e “A lei de Murphy é inviolável” (ambas de sua autoria com Washington Araújo).
Atuou como guitarrista da banda do cantor e compositor paulistano Fernando Salém, nos shows de lançamento do CD “Rugas na Pele do Samba” (2010).
Nos anos de 2010 e 2011 integrou, como guitarrista e violonista, a banda do “Prêmio Bravo! de Cultura”, promovido pela Editora Abril.
Em 2012 lançou o seu CD de estreia, homônimo, ficando responsável pela execução de grande parte dos instrumentos musicais e também da produção do mesmo. O álbum incluiu as músicas de sua autoria “Silêncios”, “(Que é que te deu) De repente”, “Mais da cama que da fama”, “Das flores e das dores” (c/ Luiz Tatit), “Coisa perene” (c/ Luiz Tatit), “Círculo” (c/ Tom Zé), “No Japão” (c/ Oto Paim), “Doce” (c/ Oto Paim) e “Me love me” (c/ Fernando Salem), além de uma canção de Eduardo Pinheiro, chamada “Blues da vampira”. O show de lançamento do disco foi realizado no Solar de Botafogo, no Rio de Janeiro, com a participação dos músicos Ph Rocha (contrabaixo), Rafael Camacho (guitarra) e André Amon (bateria).
Em 2013 lançou, pela Editora Multifoco (Rio de Janeiro), o BookSong Tom Zé, um trabalho iniciado quatro anos antes, que consistiu em escolher 30 canções representativas da obra do compositor de Irará/BA e transcrever suas melodias e harmonias. O livro, que traz comentários de Tom Zé sobre cada canção, tem prefácio de Luiz Tatit, texto biográfico escrito por Tatiana Lima e design gráfico de Vânia Medeiros.

Mais visitados
da semana

1 Creone e Barrerito
2 Trio Nagô
3 Aldir Blanc
4 Tiee
5 Evaldo Gouveia
6 Mayck e Lyan
7 Hermeto Pascoal
8 Trio Parada Dura
9 Teresa Cristina
10 Música Sertaneja