Busca:

Egeu Laus

Egeu Laus Simas
26/6/1951 Blumenau, SC

Biografia

Designer gráfico. Pesquisador de música popular brasileira e memória gráfica brasileira desde 1990.



Em 1984, começou a trabalhar com design e música popular no Rio de Janeiro, tendo sido responsável por mais de 200 capas de discos para vários artistas, como Renato Russo, Legião Urbana, Paul McCartney, João Gilberto, Luiz Melodia e Pixinguinha, entre muitos outros.

Pesquisador da história do design e da memória gráfica brasileira, além de detentor de grande acervo discográfico de música brasileira dos anos 1950, realizou exposições e escreveu artigos sobre capas de discos, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Produziu eventos com música instrumental brasileira.

De 1986 a 1994, foi diretor de arte da Gravadora EMI Music.

Localizou a gravação de "Bolsa de amores", composição de Chico Buarque interpretada por Mário Reis, que se encontrava perdida desde que foi apagada da fita master dos estúdios da Odeon. A música havia sido censurada no seu lançamento em 1972.

Atuou como colaborador de MPB na "Enciclopedia da Musica Brasileira - Erudita, Folclórica e Popular" (Itaú Cultural/Art Editora - São Paulo).

Foi um dos criadores e atuou como editor da revista “Roda de Choro”, que circulou de 1995 a 1997.

Editou a bibliografia “Panorama da produção editorial sobre música Popular no Brasil – bibliografia básica” por ocasião do VI Encontro de Pesquisadores de Música Popular Brasileira na UERJ, em 2001.

Realizou exposições sobre sua pesquisa "História da capa de discos no Brasil" na Associação dos Designers Gráficos (SP), em 1999, e no Museu da Imagem e do Som (RJ), em 2001, durante o VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Musica Popular Brasileira.

Escreveu artigos sobre MPB e memória grafica brasileira para várias publicações, como “Jornal do Brasil”, revista “Veredas” (CCBB) e jornal da AMAR (Associacao de Musicos, Arranjadores e Regentes).

Assumiu, em 2003, o cargo de Diretor de Eventos do Instituto Jacob do Bandolim e, em 2004, o cargo de Diretor de Comunicação Social da SoarMEC (Sociedade dos Amigos da Radio MEC).



Bibliografia Crítica:



ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Edição Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008.

Mais visitados
da semana

1 Acyr Marques
2 Geraldo Pereira
3 Caetano Veloso
4 Dorival Caymmi
5 Pixinguinha
6 MC Sapão
7 Hermeto Pascoal
8 Nelson Cavaquinho
9 Noel Rosa
10 Francisco Mignone